segunda-feira, 28 de julho de 2014

«I KILLED GERONIMO»

Película inédita em Portugal, «I KILLED GERONIMO» é uma produção da companhia Eagle-Lion, que entregou a sua realização a John Hoffman; e o desempenho dos principais papéis do elenco a James Ellison, Virginia Herrick, Chief Thunder Cloud e Smith Ballew. A história contada não é original, pois trata da captura de Gerónimo -chefe de guerra dos Apaches- que, uma vez mais, fugiu da sua reserva e aterroriza toda a comunidade branca do Arizona e do Novo México. Fita filmada (em 1950) a preto e branco e com uns escassos 62 minutos de duração. Título brasileiro desconhecido.

GREGORY PECK E OS WESTERNS DA SUA CARREIRA

Inteligente, elegante e sóbrio, Gregory Peck (1916-2003) foi um dos príncipes do cinema hollywoodiano; cuja História ele marcou, durante décadas, através de uma filmografia invejável e de interpretações inesquecíveis e premiadas com galardões tão cobiçados, como o Óscar ou o Globo de Ouro. Considerando a época em que viveu e a sua longevidade de actor, Gregory Peck não podia passar através das malhas do western, que foi um dos géneros fílmicos mais populares do seu tempo. Algumas dessas suas fitas ambientadas no velho Oeste passaram completamente despercebidas aos críticos e cinéfilos; outras, porém, constituem marcos assinaláveis na mitologia gerada pela saga westerniana e contam-se entre as melhores de sempre. Para vossa curiosidade, aqui deixo a lista exaustiva dos westerns e películas afins protagonizadas por este grande, mas discreto actor. Do qual todos temos, naturalmente, muitas saudades.

01- «O DESPERTAR» («The Yearling»), de Clarence Brown, 1946. Papel de Gregory Peck : Penny Baxter, chefe de uma família de pioneiros, cujo filho se toma de afeição por um animal selvagem.

02- «DUELO AO SOL» («Duel in the Sun»), de King Vidor, 1947. Papel de G. P. : Lewt McCanles, cowboy desmiolado e violento, vítima da sua paixão (compartilhada até à morte) pela mestiça Pearl.

03- «A CIDADE ABANDONADA» («Yellow Sky»), de William Wellman, 1948. Papel de G. P. : James Stretch, Um salteador de bancos que, na sua figa, vai encontrar o amor e a regeneração.

04- «O AVENTUREIRO ROMÂNTICO» («The Gunfighter»), de Henry King, 1950. Papel de G. P. : Jimmy Ringo, um pistoleiro que busca a paz, quando todos o querem matar.

05- «VINGANÇA E GLÓRIA» («Only the Valiant»), de Gordon Douglas, 1951. Papel de G. P. : capitão Lance, um oficial fascizante, implicado numa guerra de extermínio  contra os pele-vermelhas.

06- «VINGADOR SEM PIEDADE» («The Bravados»), de Henry King, 1958. Papel de G. P. : Jim Douglas, um rancheiro que persegue os assassinos da sua mulher e que se engana de culpado.

07- «DA TERRA NASCEM OS HOMENS» («The Big Country»), de William Wyler, 1958. Papel de G. P. : James McKay, um homem do Leste, que enfrenta as leis e a boçalidade dos homens do Texas.

08- «A CONQUISTA DO OESTE» («How the West Was Won»), de Ford, Hathaway e Marshall, 1962. Papel de G. P. : Cleve Van Valen, um aventureiro que se liga a uma família de pioneiros.

09- «O OURO DE McKENNA» («McKenna's Gold»), de Jack Lee Thompson, 1968. Papel de G. P. : McKenna, um ex-xerife obsecado (como muitos outros) pela descoberta de uma mítica mina de ouro.

10- «EMBOSCADA NA SOMBRA» («The Stalking Moon»), de Robert Mulligan, 1969. Papel de G. P. : Sam Varner, um batedor do exército, que toma sob a sua protecção uma branca e seu filho índio.

11- «O SOLITÁRIO DO RIO GRANDE» («Shoot Out»), de Henry Hathaway, 1971. Papel de G. P. : Clay Lomax, um ex-presidiário que vai assumir a educação de uma menina, que pode ser sua filha.

12- «AMIGOS ATÉ AO FIM» («Billy Two Hats»), de Ted Kotcheff, 1973. Papel de G. P. : Arch Deans, salteador e amigo de um mestiço, com o qual ele empreende uma fuga através do deserto.

13- «O VELHO GRINGO» («Old Gringo»), de Luis Puenzo, 1989. Papel de G. P. : Ambrose Pierce, um jornalista e escritor conhecido que, no fim da sua vida, opta por apoiar a revolução mexicana.



«FLECHAS DE SANGUE»

Este filme obedece a uma temática algo original, visto que se trata de contar a odisseia de uma expedição em território índio. Não com intenções belicosas, mas com o fim de levar a uma comunidade pele-vermelha as vacinas que poderão salvá-la de uma epidemia de varíola.  «FLECHAS DE SANGUE» («Blood Arrow») -uma película distribuída, em 1958, pela companhia 20th. Century Fox- tem no cartaz os nomes de Scott Brady, Paul Richards, Phyllis Coates, Don Haggerty, John Dierkes, Jeanne Bates e Richard Gilden. Teve realização de Charles Marquis Warren e a sua duração é de 76 minutos. No Brasil, esta fita não tem título identificativo em língua portuguesa.

«HERANÇA SELVAGEM»

Esta fita de Charles F. Haas (estreada em 1958) é protagonizada por Will Rogers Jr., Maureen O'Sullivan, Rod McKuen, Casey Tibbs, Judy Meredith e Troy Donahue. Tem a chancela dos estúdios Universal e conta-nos a história de uma família de pioneiros que empreende uma longa viagem em busca de terras mais vastas e mais férteis. A jornada não se fará sem dificuldades, nem sem dramas... «HERANÇA SELVAGEM» («Wild Heritage») é um filme colorido e em cinemascope, com uma duração de 78 minutos. Muito pouco conhecido, mesmo dos westernófilos. Título brasileiro : «Época sem Lei».

domingo, 27 de julho de 2014

«DINHEIRO POR UM CORPO»

«DINHEIRO POR UM CORPO» («Last of the Badmen») tem a assinatura do cineasta Paul Landres e foi realizado em 1957 para os Artistas Associados. Com George Mongomery, Douglas Kennedy, Keith Larsen, Meg Randall e James Best. A história contada é a seguinte : um grupo de bandidos ajuda um prisioneiro a evadir-se da cadeia e a acompanhá-lo num assalto em que ele é facilmente identificado. O prémio pela sua captura sobe e os fora-da-lei acham que esse é o bom momento para o entregarem ao xerife e receberem a choruda recompensa... Western B, a preto e branco e com uma duração de 79 minutos. Título brasileiro : «Império de Balas».

«SHOWDOWN AT WILLIAMS CREEK»


Western realizado em 1991 por Allan Kroeker e ainda inédito no nosso país. Os principais actores do elenco desta película canadiana -produzida pela British Columbia Films- chamam-se Tom Burlinson, Stephen E. Miller, Michelle Trush, Pascal Bernier, Raymond Burr, Betty Phillips e John Pyper-Ferguson. A cores e com 96 minutos de duração. Com DVD já editado no mercado da América do norte. Sinopse : Em 1880, um antigo oficial do exército britânico instala-se no Canadá para pesquisar ouro. Tendo falhado nessa sua tentativa para fazer fortuna, o nosso herói emigra para os Estados Unidos, onde é gravemente ferido num recontro contra os belicosos Blackfeet. Os seus amigos, julgando-o morto, abandonam o seu corpo em território hostil... Desconheço o título brasileiro desta fita de realização recente. E que eu ainda não tive a oportunidade de ver.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

«AO LONGO DA FRONTEIRA»

«AO LONGO DA FRONTEIRA» («Dakota Incident») é uma fita dirigida por Lewis R. Foster, estreada em 1956. Filmada a cores, tem uma duração de 88 minutos e foi divulgada com a chancela da Republic Pictures. Note-se, no elenco, os nomes de Linda Darnell, Dale Robertson, John Lund, Ward Bond, Regis Toomey, Skip Homeyer e outros 'habitués' do cinema western. Um antigo bandoleiro procura os comparsas que o feriram com um tiro nas costas e o abandonaram no deserto, presumindo-o morto. Um deles é castigado, mas o outro logra escapulir-se. A perseguição, que passa pelo território hostil dos Sioux, vai prosseguir... Título brasileiro : «Código de Armas». Tenho uma velha cópia desta película, gravada de um canal de TV europeu.

«A PATRULHA DA MORTE»

Intitulado «Gun Belt» no país de origem, este western de Ray Nazarro (1953) teve produção e distribuição da companhia United Artists. Não me lembro de ter alguma vez visto «A PATRULHA DA MORTE»; que, a acreditar na opinião dos críticos é de uma banalidade aflitiva. A história versa sobre a vida de um pistoleiro, que pretende regenerar-se. Com fotografia a cores e com uma duração de 1 h 17 minutos. Protagonizado por George Montgomery, Tab Hunter, Helen Westcott, James Millican, John Dehner e Jack Elam. Sem DVD à vista. Título brasileiro : «De Homem para Homem».

«UMA MULHER INDOMÁVEL»

O filme «UMA MULHER INDOMÁVEL» («Frenchie») foi realizado em 1950 por Louis King. Que aqui, nos conta a história de uma aventureira que fez fortuna, em Nova Orleães, explorando uma casa de jogo. De regresso à terra natal -uma turbulenta localidade do Oeste- a bonita e abastada Frenchie vai aliar-se ao xerife local, para tentar descobrir os assassinos de seu pai, falecido em circunstâncias misteriosas 15 anos antes. Western da companhia Universal, colorido e com uma duração de 1 h 21. Principais actores do elenco : Shelley Winters, Joel McCrea, Marie Windsor, Regis Toomey, John Russell, Paul Kelly e Paul E. Burns. Agradável de se ver. Título no Brasil : «Anjo da Vingança».

terça-feira, 1 de julho de 2014

«A BELA E O RENEGADO»

«A BELA E O RENEGADO» («Ride Vaquero !») teve realização de John Farrow e estreou em 1953. É uma produção da MGM, colorida e com 90 minutos de duração. No topo do cartaz temos os nomes de Robert Taylor, Anthony Quinn, Ava Gardner, Howard Keel, Ted de Corsia e Jack Elam. Excelente western (porventura o melhor jamais dirigido pelo papá de Mia Farrow), que nos conta uma história de amor-ódio entre dois foras-da-lei. A acção decorre na fronteira com o México em finais do século XIX. Tenho uma magnífica cópia DVD desta fita adquirida em França. O titulo brasileiro de «Ride Vaquero !» é idêntico ao usado em Portugal.

«EU JULGAVA-O MORTO MR. JACK»

Esta fita com John Wayne, Maureen O'Hara, Richard Boone, Patrick Wayne, Chis Mitchum, Bobby Vinton, Bruce Cabot e John Agar nos papéis principais, foi realizada, em 1971, por George Sherman. A sua acção decorre no Texas de inícios do século XX e conta a história de um poderoso rancheiro, cujo neto é raptado por uma quadrilha de malfeitores. Que exigem, do avô, uma avultada soma pelo seu resgate. Confesso que «EU JULGAVA-O MORTO MR. JACK» («Big Jake») não é (longe disso !) um dos meus westerns preferidos do 'Duke'. A cores, com 110 minutos de duração. Este filme, co-produzido pela Batjac, foi distribuído pela companhia 20th. Century-Fox. Título brasileiro : «Jake, o Grandão». Largamente editado em vídeo.