quinta-feira, 30 de abril de 2015

«CONVICT STAGE»

«CONVICT STAGE» data de 1965 e é um filme inédito no nosso país. Teve realização do veterano Lesley Selander e contou com a participação artística de Harry Lauter, Don 'Red' Barry, Jodi Mitchell, Hanna Landy, Joe Patridge e Michael Carr. Distribuído pela 20th. Century Fox, tem fotografia a preto e branco e 71 minutos de duração. Tenho uma cópia DVD adquirida em Espanha («La diligencia de los Presos»), sem legendagem na nossa língua. Sinopse : Depois do assassínio de sua irmã, um homem jurou vingança. Mas os criminosos já estão sob a alçada da justiça territorial, que os transferiu, num carro, celular, para o lugar onde devem ser julgados. Título brasileiro : «Rastro dos Facínoras».

«CUSTER, HERÓI DO OESTE»

Estreada em 1967, esta película com realização de Robert Siodmak, apresenta-se (pretensiosamente ou não) como um dos mais sérios filmes produzidos sobre aquela figura de homem e de militar polémico, que se chamou George Armstrong Custer. Vencido, em 1876, com o 'seu' 7º Regimento de Cavalaria, em Little Big Horn, Custer ainda é, hoje, uma personagem presente na memória colectiva dos nortes-americanos; que, mais do que nunca, se encontram divididos sobre o adjectivo (herói ou assassino ?) a aplicar àquele que durante a Guerra Civil, ainda muito jovem e a título transitório, ganhou as estrelas de general. Mas que também teve uma acção preponderante no massacre das nações ameríndias da chamada Grande Pradaria. Esta fita teve no papel de Custer o actor Robert Shaw, que aqui contracenou com Jeffrey Hunter, Ty Hardin, Mary Ure e outros excelentes actores. Trata-se de um filme produzido pela Security Pictures Cº, colorido e com 146 longos minutos de duração. Os seus títulos no Brasil são «Os Bravos Não Se Rendem» e «Custer, o Homem do Oeste». Um DVD, com cópia restaurada desta obra, será lançado, em França, nas próximas semanas.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

«PRESAS BRANCAS II»

Esta película dos estúdios Disney apareceu na sequência do sucesso de «Presas Brancas» e é (tal como este) baseado nos livros de aventuras de Jack London. Nesta segunda parte, os heróis da fita -o rapaz e o seu cão- vão lançar-se num combate de protecção dos alces do Alasca; cujo desaparecimento pode colocar em perigo o equilíbrio da Natureza e a sobrevivência das tribos índias da região. Tem preocupações ecológicas e é muito bonito. «PRESAS BRANCAS II» («White Fang II») é um filme para colocar à frente dos olhos de todos e muito especialmente dos jovens. Foi realizado por Ken Olin (em 1994), é colorido e tem uma duração de 106 minutos. Com : Scott Bairsow, Paul Coeur, Matthew Cowles, Charmaine Craig, Al Harrington, Geoffrey Lewis, Alfred Molina, Woodrow W. Morrinson, Victoria Racimo e Anthony Ruivivar. Título no Brasil : «Caninos Brancos II - A Lenda do Lobo Branco».

«CRAZY HORSE»

Telefilme retraçando episódios da vida do grande chefe de guerra Sioux Cavalo Louco. Creditado de verídico pela crítica; que apreciou a habilidade do seu realizador -John Irving- e o esforço da produção pelo realismo social e fidelidade à História que distinguem esta obra estreada em 1996. Com Wes Studi, Irene Bedard, Michael Greyeyes (no papel de Crazy Horse), John Finn, Lorne Cardinal, etc. Colorido e com 95 minutos de duração. Pena é que os editores de videogramas desprezem estas obras. Só pelo facto de terem sido feitas pela e para a TV. E, já agora, uma opinião : penso que já é tempo de um estúdio de Hollywood de referência consagrar um (grande) filme ao vencedor de Custer e às circunstâncias dramáticas que levaram ao seu assassínio.

«BARAFUNDA NO OESTE»

O western paródico «BARAFUNDA NO OESTE» («The Great Scout and Cathouse Thursday») estreou em 1976 e chegou a ter por cá uma cassete VHS editada. Pela Publivídeo. A sua realização coube a Don Taylor, que aqui dirigiu Lee Marvin, Oliver Reed, Robert Culp, Srother Martin, Elizabeth Ashley, etc. Sinopse : Faroeste, 1908 :um antigo e afamado batedor do exército e dois dos seus amigos localizam um velho comparsa, que lhes deve dinheiro. Os três homens vão, desde logo, envidar esforços para recuperar a 'massa'. Francamente (é a minha opinião), este é um filme sem grande interesse e também sem muita graça. Distribuição da American International Pictures. Colorido e com 102 minutos de duração. Título brasileiro : «No Oeste Muito Louco».

«THE LONG ROPE»

Filme raro (e inédito em Portugal) realizado em 1961 por William Witney. Nunca vi «THE LONG ROPE», que foi distribuído pela 20th. Century Fox, tem fotografia a preto e branco e uma duração de 61 minutos. Com Hugh Marlowe, Alan Hale Jr., Robert J. Wilke, Chris Robinson, Jeff Mrris e Lisa Montell. Sinopse : um juiz federal é nomeado para presidir a um processo que vai ter lugar numa cidadezinha do Oeste. Onde ele deve julgar um pobre mexicano, principal suspeito de um assassínio. Mas o magistrado tem dúvidas sobre a culpabilidade de um indívíduo que todos acusam e que é incapaz de se defender. Título brasileiro : «O Laço Ameaçador».

«HANNIE CAULDER»

Realizada em 1971 por Burt Kennedy, «HANNIE CAULDER» (m. t. o.) é, muito francamente, uma fita medíocre. Que explora (e só isso) os dotes físicos de Raquel Welch para atrair público. Sobretudo e como é óbvio, público masculino. Conta-nos a história de uma mulher, selvaticamente violada por um bando de malfeitores, que toma lições de tiro (e de outras artimanhas) de um caçador de recompensas, para poder levar a cabo a sua vingança. Noutros papéis, temos Robert Culp, Ernest Borgnine, Jack Elam, Strother Martin, Christopher Lee,, Diana Dors e Stephen Boyd. Tudo gente interessante, mas que não pôde salvar o filme. Colorido e com 85 minutos de duração. Obteve maior êxito nos clubes de vídeo do que nas salas de cinema. Título brasileiro mais corrente : «Desejo de Vingança».

«OFERECE-SE PISTOLEIRO»

O western «Oferece-se Pistoleiro» («A Man Called Gannon») teve realização -em 1968- de James Goldstone. E contou com a participação -nos principais papéis- de Tony Franciosa, Michael Sarrazin, Judi West, Susan Oliver e John Anderson. Trata-se de um dispensável  'remake' de «Homem Sem Rumo», realizado nos anos 50 por Vidor, com Kirk Douglas. Mas não lhe chega, naturalmente, aos calcanhares. Tenho uma boa cópia desta fita adquirida em Espanha, mas sem legendagem na nossa língua. A ver, apenas por pura curiosidade. Produção dos estúdios Universal, colorida e com uma duração de 105 minutos. Desconheço o título dado no Brasil a esta fita.

«OS JUSTICEIROS»

«OS JUSTICEIROS» («The Day Breakers») é um telefilme (em duas partes) realizado por Robert Totten e estreado em 1986. Colorido e com 1 h 40 de duração, esta obra introduz-nos no universo dos Sacketts; que vivem em sobressalto permanente, desde que um deles, Tell, abateu a tiros de revólver um batoteiro de 'saloon'. Com um cartaz no qual se inscrevem, entre outros, os nomes dos actores Jeff Osterhage, Tom Selleck, Sam Elliott, Glenn Ford, Ben Johnson, Mercedes McCambridge, Jack Elam e Slim Pickens. Desconheço o seu título brasileiro.

«AS SETE FACES DO DR. LAO»

Inteligente mescla de cinema fantástico e de western (a acção decorre em finais do século XIX, no território do Arizona), esta película de George Pal inspirou-se das páginas de uma obra famosa do escritor Charles G. Finney. O elenco é constituído por Tony Randall -que aqui comete a proeza de interpretar uma dezena de papéis diferentes- Arthur O'Connell, Barbara Eden, John Ericson, Kevin Tate, Noah Beery Jr., Eddie Little Sky e Royal Dano. O filme «AS SETE FACES DO DR. LAO» («The Seven Faces of Dr. Lao») foi produzido (em 1964) pela M.G.M., filmado a cores e tem uma duração de 100 minutos. Título idêntico no Brasil. Sinopse : o misterioso (e maravilhoso) circo do Dr. Lao chega a uma lugarejo do Arizona, quando ali reina a lei de Clint Stark, uma personagem indigna que a quer submeter, assim como os seus habitantes, aos seus interesses egoistas. Só o editor do pequeno jornal da terra faz frente ao tirano. Mas o recém-chegado Dr. Lao decide dar-lhe uma ajudinha para restabelecer as liberdades públicas. A ver imprescindivelmente.

«A HORA DA FÚRIA»

«A HORA DA FÚRIA» («Firecreek») é, pela certa, um dos mais fraquinhos westerns protagonizados por James Stewart, essa imensa estrela do género. Foi realizado em 1968 por Vincent MvEveety e contou, para além do supracitado, com a colaboração dos actores Henry Fonda, Gary Lockwood, Inger Stevens, Jack Elam, Dean Jagger, Ed Begley e Jack C. Flippen. Com produção da Warner Bros., esta fita colorida tem uma duração de 104 minutos. A história começa assim : cinco perigosos foragidos investam uma insignificante localidade do Arizona. E, enquanto o seu chefe recebe tratamento a um ferimento no peito, os seus apaniguados entregam-se aos prazeres da bebida, acabando por molestar a pacífica população da terra. O que esgota a paciência do inexperiente xerife local e provoca a sua intervenção... Títulos brasileiros : «Rio de Fogo» e «O Último Tiro».

«CAVALGAR COM O DIABO»

Filme de Ang Lee (realizado em 1999), cujo enredo decorre na região Cansas-Missouri no início da guerra de Secessão. Dois amigos de infância alistam-se numa guerrilha sulista e vão viver as peripécias de um conflito absurdo e sangrento entre gente que, outrora, vivia em paz, apesar da diferença de modos de vida. Interessante incursão pela guerra entre estados e pelas mentalidades da América profunda daquele tempo. Com Skeet Ulrich, Tobey Maguire, Jewel, Jeffrey Wright, Simon Baker, Jonathan Rhys Meyer, etc. «CAVALGAR COM O DIABO» («Ride Whit the Devil») é uma película colorida, com 138 minutos de duração e com distribuição internacional assegurada pela companhia Universal. O seu título no Brasil é «Cavalgada com o Diabo».

«TOUGHEST GUN IN TOMBSTONE»

Mais um inédito ! «TOUGHEST GUN IN TOMBSTONE» foi realizado por Earl Bellamy em 1958. Sinopse : Matt Sloane é enviado para Tombstone para ali cumprir uma espinhosa missão : pacificar essa turbulenta cidade do Arizona. Entre os perigosos adversários que ele vai afrontar, encontra-se o assassino de sua esposa... Distribuído pelos Artistas Associados, este western (filmado a preto e branco e com uma duração de 72 minutos) contou com a participação de George Montgomery, Jim Davis, Beverly Tyler, Gerald Milton, Don Beddoe e Scotty Morrow. Título brasileiro : «O Melhor Gatilho».

«CALIFORNIA»

Esta modesta fita da companhia American International Pictures estreou em 1963; mas não no nosso país, onde permanece inédita. «CALIFORNIA» é um western com realização de Hamil Petroff, que aqui dirigiu, entre outros, os actores Jock Mahoney, Faith Domergue, Michael Pate, Susan Seaforth Hayes, Rodolfo Hoyos Jr., Penny Santon, etc. A acção decorre na Califórnia de 1841, onde estala uma revolta contra a administração mexicana desse território. Aventura, amor, cavalgadas e tiroteios são os ingredientes básicos desta película rodada a preto e branco e com uma duração de 86 minutos. Título no Brasil : «Califórnia».

«SEXO FRACO»

«SEXO FRACO» («The Second Greatest Sex») é uma comédia musical realizada por George Marshall em 1955. Com entrecho ambientado no Oeste americano de finais do século XIX (1880), este filme conta-nos a história de uma cidadezinha do Cansas, onde os homens dão mais importância às suas querelas com os habitantes de uma localidade vizinha do que às sua próprias mulheres. Estas decidem, então, fazer uma greve de zelo, interrompendo todos os seus deveres de esposas. Até que o conflito cesse e a situação se normalize. Produzida pelos estúdios Universal, esta agradável fita (colorida e com 87 minutos de duração) contou com a participação artística de Jeanne Crain, George Nader, Kitty Kallen, Bert Lahr, Keith Andes e Mamie Van Doren. Título brasileiro : «Sua Excelência o Sexo».

terça-feira, 28 de abril de 2015

«LOVE'S SAVAGE FURY»

Desconheço se este telefilme alguma vez chegou a ser programado pelos nossos canais de TV. Eu cá vi-o em França, há muitos anos, com o título local «Le Trésor des Sudistes». A acção decorre no final da guerra civil americana e começa com a ruina de uma rica família de fazendeiros. A filha desse aristocrático clã é internada num campo de prisioneiros do exército federal; de onde ela se evade na companhia de um ex-combatente confederado, para se lançar na busca de um inesperado tesouro... «LOVE'S SAVAGE FURY» foi realizado em 1979 por Joseph Hardy e estreado na rede ABC. O elenco é composto por Jennifer O'Neill, Raymond Burr, Perry King, Robert Reed, Connie Stevens, etc. Com fotografia a cores e uma duração de 100 minutos. Este telefilme foi exibido no Brasil com o seu título original.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

CASAS DO OESTE

As casas ditas de adobe eram (e ainda são) muito populares nos estados do Sudoeste dos EUA e das localidades situadas do outro lado da fronteira. Herança da tradição 'puebla' e espanhola, eram (e são) típicas de regiões onde as florestas são raras. Construídas com uma mistura de barro e de palha  -amassados e transformados em tijolos- estas casas gozam da reputação de serem frescas no Verão e de preservarem razoavelmente bem, aqueles que as habitam, dos rigores invernais. O cinema western, com acção nas acima referidas áreas geográficas, popularizaram este tipo de habitação junto dos cinéfilos de todo o mundo. Casas desta natureza -mas com todos os requisitos de conforto modernos, ainda por ali são construídas. Por gente apegada à tradição. As imagens -duas bonitas telas do artista Randy Follis- mostram dois exemplares de casas de adobe, construídas por pioneiros da região de Taos, no Novo México.

«RIDERS OF THE RANGE»

No período de transição dos anos 40 para a década seguinte, o actor Tim Holt foi o herói de uma série de westerns -produzidos pela RKO- muito populares nos 'states'; mas que também tiveram algum êxito no estrangeiro. Contrariamente a alguns deles, «RIDERS OF THE RANGE» nunca chegou a estrear no nosso país. Esta fita, com 60 minutos de duração e com fotografia a preto e branco, não difere muito das restantes, que basearam os seus entrechos na acção pura, com muitas cavalgadas, muitos tiros e muitos murros. Esta película foi realizada por Lesley Selander (em 1950) e, para além do já nomeado actor, contou ainda com as participações de Jacqueline White, Richard Martin, Reed Hadley, Robrt Barrat e Tom Tyler. No Brasil, esta fita é referenciada com dois títulos : «Cavaleiros da Audácia» e «Os Planaltos Selvagens».

domingo, 26 de abril de 2015

«CATLOW»

«CATLOW» (m. t.) é um filme de produção anglo-americana, rodado em Espanha. Foi realizado por Sam Wanamaker em 1971 e teve distribuição da companhia M. G. M.. No cartaz figuram os nomes de Yul Brynner, Richard Crenna, Leonard Nimoy, Daliah Lavi, Jo Ann Pflug, Jeff Corey, David Ladd, etc. Filme inspirado num romance de Louis L'Amour, tem uma duração de 103 minutos e é colorido. Títulos brasileiros : «No Rastro da Morte» e «Catlow». A história contada é a seguinte : Catlow, um notório fora-da-lei, é amigo do xerife Cowan desde os tempos difíceis da Guerra Civil. Perante a incapacidade demonstrada pelo representante da autoridade em prender Catlow, os rancheiros prejudicados pelas suas rapinas contratam um caçador de recompensas... Bof !

«OS CAVALEIROS DA SOMBRA»

«OS CAVALEIROS DA SOMBRA» («The Shadow Riders») foi rodado para a televisão no ano de 1982. Ostentando a dupla chancela Columbia-Tristar, este telefilme foi realizado por Andrew V. McLaglen e contou com as participações artísticas de Tom Selleck, Katharine Ross, Gena Evans, Sam Elliot, Ben Johnson e Harry Carey Jr.. Foi filmado a cores e tem uma duração de 95 minutos. Inspirada numa novela de Louis L'Amour, esta obra conta-nos a história de dois irmãos que combateram na Guerra Civil em lados opostos. E que, ao voltarem a casa, no fim do conflito, se vão aliar para resgatar membros da sua família que caíram nas mãos de um perigoso grupo de renegados empenhados em prosseguir, por conta própria, uma guerra perdida nas frentes de batalha. Mesmo título no Brasil.

«BEYOND THE PECOS»

«BEYOND THE PECOS» é um modesto western de 1945, realizado por Lambert Hillyer. Que aqui dirigiu os actores Rod Caneron, Fuzzy Knight, Eddie Dew, Jennifer Holt, Gene Roth, etc. Inédita em Portugal, esta produção dos estúdios Universal foi filmada a preto e branco e tem uma duração de 58 minutos. Sinopse : a descoberta de petróleo num rancho do Oeste vai reavivar a rivalidade entre duas famílias. O herói da fita (membro de um dos clãs desavindos) vai descobrir que a luta foi provocada por terceiros... Título brasileiro : «A Última Luta».