sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

«NEVADA»

Esta película da RKO -realizada em 1944 por Edward Killy- teve Robert Mitchum no papel principal. Foi um dos primeiros westerns da carreira do grande Bob, que aqui contracena com Anne Jeffreys, Guinn 'Big Boy' Williams, Nancy Gates, Harry Woods, etc.  Filmado a preto e branco e com 62 minutos de duração. Sinopse : Nevada, um modesto cowboy, ganha, surpreendentemente, 7 000 dólares numa sala de jogos. E logo decide investir essa soma em equipamento de exploração mineira, para tentar arrancar milhões de um filão aurífero. Mas, um vigarista local -que lhe cobiça o dinheiro- acusa-o de roubo e de assassínio, provocando uma tentativa de lynchamento. «NEVADA» teve (há relativamente pouco tempo) uma edição DVD em França, mas que não tem legendagem na nossa língua. Acho (sem ter a certeza) que esta fita resta inédita no nosso país. Já no Brasil, foi difundida com o seu título original.

«RATON PASS»

Este western (que eu vi há muitos anos, creio que na TV francesa) data de 1951 e teve realização de Edwin L. Marin. Filmado a preto e branco, «RATON PASS» ostenta a marca dos estúdios Warner Bros. A sua duração é de 84 minutos. No elenco figuram alguns nomes conhecidos, tais como os de Steve Cochran, Patricia Neal, Dennis Morgan, Dorothy Hart, Basil Ruysdael, Louis Jean Heydt, e outros. A história contada é esta : uma aventureira chega a uma pequena cidade do Novo México, que vive da actividade ganadeira. Depois de ter desposado um rico herdeiro e de o ter despojado de metade do seu rancho, a senhora faz-se amante de um banqueiro local e intriga para se tornar ainda mais rica e poderosa... O seu título brasileiro é «Escrava da Cobiça». Resta-me uma vaga recordação desta fita de série B e a ideia dela ser mais ambiciosa do que a maioria das suas congéneres da época. Para rever e confirmar.

«WACO»

«WACO», mais um western inédito por cá, foi realizado em 1952 por Lewis B. Collins. Que aqui dirigiu Wild Bill Elliott, Pamela Blake, Stanford Jollay, Rand Brooks, etc. A produção foi assegurada pelos estúdios Monogram Pictures, que, no que à fotografia diz respeito, optaram pela 'Sepiatone', um preto e branco, que, por vezes, dava a ilusão da cor que na realidade não tinha. A duração é de 68 minutos. Sinopse : um condutor de diligências mata -durante uma partida de póquer- um batoteiro. Apesar de ter actuado em legítima defesa, o postilhão foge e junta-se a um bando de criminosos. Uma nova oportunidade se lhe adianta, quando o xerife que o persegue o captura e lhe oferece um indulto a troco da entrega da quadrilha de bandoleiros que o acolheu... Título no Brasil : «Pistoleiros em Ação».

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

AINDA SOBRE «BONE TOMAHAWK»

Num 'post' aqui colocado em data de 11 de Março do passado ano, referi o lançamento internacional do western «Bone Tomahawk»; que eu ainda não tinha visto. Passados 4 ou 5 meses, pude visualizar uma versão DVD do filme. Que, confesso, não me entusiasmou por aí além. A história algo bizarra de uma missão de resgate de uma mulher detida contra a sua vontade por índios canibal/trogloditas não é, propriamente, o meu subgénero preferido. Mas estas linhas foram escritas, sobretudo, para alertar os interessados de que esta película de S. Craig Zahler foi, finalmente, estreada nos nossos ecrãs. Com o título, também ele estranhíssimo de «A DESAPARECIDA, O ALEIJADO E OS TROGLODITAS». Uma curiosidade que, certamente, não será do gosto de todos...

«WILD HORSE AMBUSH»

«WILD HORSE AMBUSH» é uma produção da companhia Republic Pictures datada de 1952. Foi realizada por Fred C. Brannon e tem 54 minutos de duração e fotografia a preto e branco. Os papéis principais desta discreta 'coboiada' (que nunca chegou a ser exibida nas nossas salas de cinema) foram distribuídos a Michael Chapin, Eilene Janssen, James Bell, Richard Avonde e Roy Barcroft. Este western tem um argumento algo inédito, pois conta-nos a história de um caçador de cavalos selvagens que, sob a capa dessa actividade legal, esconde um tráfico de pesos (mexicanos) falsos. Nunca vi.

«ARIZONA LEGION»

«ARIZONA LEGION» é uma modesta fita com a chancela da RKO Films. Estreou em 1939. Teve realização de David Howard, foi filmada a preto e branco e a sua duração é de, apenas, de 58 minutos. Entre os principais actores do elenco, destacam-se os nomes de George O'Brien, de Laraine Johnson e de Chill Wills. Tema : em finais do século XIX, o território do Arizona é alvo da sanha de bandidos que saqueiam, matam e escapam impunemente aos seus crimes. A polícia e os juízes foram corrompidos e as testemunhas de roubos e de assassínios acobardam-se. Até que -no meio do caos vigente- surge um homem destemido, que vai colocar-se no caminho dos violadores da lei e da ordem... Inédito em Portugal. Título brasileiro (se é que o tem) desconhecido.

O INFERNO DO PÓQUER

O cinema 'made in Hollywood' ofereceu-nos alguns filmes inesquecíveis sobre o póquer e sobre aqueles que se entregam à paixão devorante dos jogos de cartas. Estou a lembrar-me, por exemplo, de «The Cincinnati Kid», de «The Sting» e de «California Split»... Mas, e é disso que quero falar, no campo bem específico do western, são, igualmente, numerosas as películas que lhe consagraram (ao póquer) um lugar muito especial. Tais como estas (entre muitas outras), que cito de memória e sem respeito pela data de estreia : «Maverick», «The Mississippi Gambler», «The Rawhide Years, «Five Cards Stud», «The Gambler from Natchez» ou «River Lady». Confesso, no entanto, que aquela que mais me apaixonou, que mais gozo me proporcionou, foi mesmo «A Big Hand for the Little Lady», realizada em 1966 por Fielder Cook. Uma fita (com várias celebridades no elenco, das quais se destacam Henry Fonda, Joanne Woodward, Jason Robards, Charles Bickford e Burgess Meredith) que nos conta a maneira como alguns ricos, experientes e arrogantes jogadores de póquer se fazem 'depenar' por um grupo de actores de teatro. Este filme (no qual alguns críticos viram um conto filosófico) passa-se, essencialmente, à volta de uma mesa de jogo e alimenta as preocupações, os sobressaltos dos espectadores em relação a uma singela família de pioneiros; até eles (os espectadores) descobrirem que os 'lobos maus' da história não são, afinal, aqueles que as aparências sugerem... Pena é que esta película continue inédita no nosso país, inclusive em DVD. Aqui deixo algumas reproduções de cartazes do filme em questão, editados em países europeus onde o dito fez sensação.