domingo, 30 de março de 2014

A PROPÓSITO DE BESSY E DE ANDY, HERÓIS DA MINHA JUVENTUDE

Já me não lembro quando e em que circunstâncias descobri os álbuns de Bessy, cadela de raça cooley; que, é, na banda desenhada, o pendente da Lassie dos ecrãs de cinema e da TV. Mas penso que foi em Portugal (quando era ainda um adolescente), nas páginas de uma das minhas revistas preferidas de histórias aos quadradinhos : o «Cavaleiro Andante», o «Mundo de Aventuras» ou o «Condor Popular». Os álbuns da Bessy (que chegou aos 151 volumes, a começar pelo intitulado «Os Pioneiros») são da autoria de Karel Verschuere (desenho) e de Willy Vandersteen (argumento), dois artistas belgas de expressão flamenga. Que começaram a publicá-los por volta de 1959. Ao que parece. Não li todos os álbuns da colecção, longe disso, mas li muitos deles, a começar pelo nº 1; que contava a chegada ao Oeste canadiano da família Cayoon, pioneiros provenientes da Irlanda. Além do jovem casal de emigrantes, fazia parte do clã o filho Andy, que era o verdadeiro dono de Bessy, uma cadela esperta e corajosa, capaz de resolver, graças a esses seus predicados, os problemas mais bicudos. Tenho saudades desse tempo... Pudera ! Estava na flor da idade e os episódios (mesmo inventados) da conquista do Oeste americano já me fascinavam. E de que maneira !

Sem comentários:

Enviar um comentário