segunda-feira, 28 de julho de 2014

GREGORY PECK E OS WESTERNS DA SUA CARREIRA

Inteligente, elegante e sóbrio, Gregory Peck (1916-2003) foi um dos príncipes do cinema hollywoodiano; cuja História ele marcou, durante décadas, através de uma filmografia invejável e de interpretações inesquecíveis e premiadas com galardões tão cobiçados, como o Óscar ou o Globo de Ouro. Considerando a época em que viveu e a sua longevidade de actor, Gregory Peck não podia passar através das malhas do western, que foi um dos géneros fílmicos mais populares do seu tempo. Algumas dessas suas fitas ambientadas no velho Oeste passaram completamente despercebidas aos críticos e cinéfilos; outras, porém, constituem marcos assinaláveis na mitologia gerada pela saga westerniana e contam-se entre as melhores de sempre. Para vossa curiosidade, aqui deixo a lista exaustiva dos westerns e películas afins protagonizadas por este grande, mas discreto actor. Do qual todos temos, naturalmente, muitas saudades.

01- «O DESPERTAR» («The Yearling»), de Clarence Brown, 1946. Papel de Gregory Peck : Penny Baxter, chefe de uma família de pioneiros, cujo filho se toma de afeição por um animal selvagem.

02- «DUELO AO SOL» («Duel in the Sun»), de King Vidor, 1947. Papel de G. P. : Lewt McCanles, cowboy desmiolado e violento, vítima da sua paixão (compartilhada até à morte) pela mestiça Pearl.

03- «A CIDADE ABANDONADA» («Yellow Sky»), de William Wellman, 1948. Papel de G. P. : James Stretch, Um salteador de bancos que, na sua figa, vai encontrar o amor e a regeneração.

04- «O AVENTUREIRO ROMÂNTICO» («The Gunfighter»), de Henry King, 1950. Papel de G. P. : Jimmy Ringo, um pistoleiro que busca a paz, quando todos o querem matar.

05- «VINGANÇA E GLÓRIA» («Only the Valiant»), de Gordon Douglas, 1951. Papel de G. P. : capitão Lance, um oficial fascizante, implicado numa guerra de extermínio  contra os pele-vermelhas.

06- «VINGADOR SEM PIEDADE» («The Bravados»), de Henry King, 1958. Papel de G. P. : Jim Douglas, um rancheiro que persegue os assassinos da sua mulher e que se engana de culpado.

07- «DA TERRA NASCEM OS HOMENS» («The Big Country»), de William Wyler, 1958. Papel de G. P. : James McKay, um homem do Leste, que enfrenta as leis e a boçalidade dos homens do Texas.

08- «A CONQUISTA DO OESTE» («How the West Was Won»), de Ford, Hathaway e Marshall, 1962. Papel de G. P. : Cleve Van Valen, um aventureiro que se liga a uma família de pioneiros.

09- «O OURO DE McKENNA» («McKenna's Gold»), de Jack Lee Thompson, 1968. Papel de G. P. : McKenna, um ex-xerife obsecado (como muitos outros) pela descoberta de uma mítica mina de ouro.

10- «EMBOSCADA NA SOMBRA» («The Stalking Moon»), de Robert Mulligan, 1969. Papel de G. P. : Sam Varner, um batedor do exército, que toma sob a sua protecção uma branca e seu filho índio.

11- «O SOLITÁRIO DO RIO GRANDE» («Shoot Out»), de Henry Hathaway, 1971. Papel de G. P. : Clay Lomax, um ex-presidiário que vai assumir a educação de uma menina, que pode ser sua filha.

12- «AMIGOS ATÉ AO FIM» («Billy Two Hats»), de Ted Kotcheff, 1973. Papel de G. P. : Arch Deans, salteador e amigo de um mestiço, com o qual ele empreende uma fuga através do deserto.

13- «O VELHO GRINGO» («Old Gringo»), de Luis Puenzo, 1989. Papel de G. P. : Ambrose Pierce, um jornalista e escritor conhecido que, no fim da sua vida, opta por apoiar a revolução mexicana.



Sem comentários:

Enviar um comentário