segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A FILMOGRAFIA WESTERN DE HENRY FONDA

Henry Fonda foi (e resta) um dos grandes nomes da História do cinema norte-americano, na sua vertente hollywoodiana. Que é, naturalmente, a mais visível e a mais importante. Quando, hoje, se evoca a carreira deste actor, veem-nos à memória películas como «Jezebel, a Insubmissa» (1938), «As Vinhas da Ira» (1940), «Doze Homens em Fúria» (1957) ou «A Casa do Lago» (1981), que contam entre as melhores que ele protagonizou ao longo dos anos em que esteve ligado ao mundo da 7ª Arte. Mas a verdade é que ele também deu corpo e voz a figuras westernianas, que emparelham, sem favor, com as personagens interpretadas nos supracitados filmes. Basta lembrar, entre outras, a do jovem Lincoln no filme «A Grande Esperança» (1939), a de Gilbert Martin -colono e insurrecto- em «Ouvem~se Tambores ao Longe» (1939), a de Gil Carter, o vaqueiro atormentado pelos remorsos de «Consciências Mortas» (1943), a do xerife Wyatt Earp em «A Paixão dos Fortes», a do oficial de cavalaria Owen Thursday em «Forte Apache» (1948) ou, ainda, a do manhoso jogador de póquer da fita «Todos Contra Um» (1966). Na realidade, Henry Fonda protagonizou inúmeras figuras de homem do Oeste numa longa sequência de westerns (cerca de 20), que aqui enumero. Esperando, naturalmente, não ter esquecido nenhum deles : 01- «A FILHA DO BOSQUE MALDITO» («The Trail of the Lonesome Pine»), de Henry Hathaway, 1936; 02- «A JUSTIÇA DE JESSE JAMES» («Jesse James»), de Henry King, 1939; 03- «A GRANDE ESPERANÇA» («Young Mr. Lincoln»), de John Ford, 1939; 04- «OUVEM-SE TAMBORES AO LONGE» («Drums Along the Mohawk»), de John Ford, 1939; 05- «O REGRESSO DE FRANK JAMES» («The Return of Frank James»), de Fritz Lang, 1940; 06- «CONSCIÊNCIAS MORTAS» («The Ox-Bow Incident»), de William Wellman, 1943; 07- «A PAIXÃO DOS FORTES» («My Darling Clementine»), de John Ford, 1946; 08- «FORTE APACHE» («Fort Apache»), de John Ford, 1948; 09- «SANGUE NO DESERTO» («The Tin Star»), de Anthony Mann, 1957; 10- «O HOMEM DAS PISTOLAS DE OURO» («Warlock»), de Edward Dmytryk, 1959; 11- «A CONQUISTA DO OESTE» («How the West Was Won»), de H. Hathaway, G. Marshall e J. Ford, 1962; 12- «TODOS CONTRA UM»* («A Big Hand for the Little Lady»), de Fielder Cook, 1966; 13- «O HOMEM COM A MORTE NOS OLHOS» («Welcome to Hard Times»), de Burt Kennedy, 1967; 14- «A HORA DA FÚRIA»* («Firecreek»), de Vincent McEveety, 1968; 15- «UM CLUBE SÓ PARA CAVALHEIROS»* («The Cheyenne Social Club»), de Gene Kelly, 1970; 16- «O RÉPTIL» («There Was a Crocked Man», de Joseph L. Mankiewicz, 1970. //////////////////////////////////// Assinalo também a participação do actor Henry Fonda, no elenco dos filmes -de inspiração westerniana- seguintes : A- «Dois Incorrigíveis Teimosos» («The Rounders»), de Burt Kennedy, 1965. Que se pode considerar um western comtemporâneo, visto a acção se desenrolar na segunda metade do século XX; B- «Aconteceu no Oeste» («C'Era una Volta il West»), de Sergio Leone, 1968. Que é um 'spaghetti'; C- «O Meu Nome é Ninguém» («Il Mio Nome è Nessuno»), de Tonino Valerii, 1973. Que é, também ele, um 'western' italiano. Da sua lista de interpretações figuram, ainda, algumas produções televisivas, das quais se destacam a série «The Deputy», que comportou 76 episódios de 30 minutos cada um, e os telefilmes «Stranger on the Run» (1967) e «The Red Pony» (1973). Nota final : os títulos portugueses assinalados com asterisco (*) foram-me comunicados por amigos, sem que eu tivesse podido confirmá-los junto de outras fontes.

Sem comentários:

Enviar um comentário