segunda-feira, 17 de novembro de 2014

«CIMARRON»

'Remake' de um filme, com o mesmo título, que recebeu um Óscar em 1931. Esta segunda versão, inferior à primeira, a meu ver, tem roteiro (tal como a precedente) inspirado num 'best-seller' da autoria de Edna Ferber. O western em apreço, «CIMARRON» (m.t.), foi realizado, em 1960, por Anthony Mann e contou com a participação de Glenn Ford, Maria Schell, Anne Baxter, Arthur O'Connell, Russ Tamblyn, Mercedes McCambridge, Vic Morrow, etc. A estória contada refere-se a um período da História do Oklahoma e ilustra o famoso 'rush' às últimas terras livres desse território. A par disso, é-nos contado o percurso amoroso (com contornos ora felizes, ora dramáticos) vivido pelo casal formado por Yancey e Sabra Cravat, os heróis desta epopeia. Esta superprodução foi patrocinada pela M.G.M., foi filmada a cores e em ecrã panorâmico e tem uma duração de 140 minutos. Título brasileiro : «Cimarron - Jornada da Vida». Largamente difundido em vários suportes (VHS, DVD, 'Blu-ray') videográficos.

2 comentários:

  1. Curiosidade: este foi o primeiro filme a ser exibido na RTP no modelo "CinemaScope", em que os créditos iniciais são exibidos com a imagem de cinemascope e os finais também, e o restante filme é exibido no ecrã inteiro. Isso foi muito criticado pelo Mário Castrim no Diário de Lisboa, o que originou o "Caso Cimarron".

    ResponderEliminar
  2. Essa 'habilidade' das televisões não é nada mais do que o mutilar indecente de uma obra. Que, boa ou má, merece ser transmitida na íntegra, tal como o seu realizador a concebeu. Infelizmente essa moda do 'pan & scan' também já chegou ao vídeo. O que é aterrador. Desconhecia ter havido essa polémica à volta da crítica de Mário Castrim. Obrigado pela informação. Cumprimentos.

    ResponderEliminar