segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TECNOLOGIAS AMERÍNDIAS : A CANOA

A famosa canoa dos indígenas da América do norte é um dos legados deixados pelos povos comummente designados pelo termo (inicialmente, algo depreciativo) de pele-vermelhas. É evidente que ninguém sabe qual a nação ou qual a tribo que inventou esta embarcação ligeira e de fraco calado para poder navegar em águas rasas. Construída à volta de uma armadura feita de finos ramos de árvore, o seu casco era totalmente coberto por cascas de bétula ('Betula papyrifera'), cosidas entre si com raízes de pinheiros. O estancamento das fendas era assegurado por musgos e por resinas vegetais. Nas regiões onde estes materiais não existiam, a armação destas canoas era revestida com peles de animais, que (depois de curtidas e cosidas com tendões) também lhes garantiam a sua característica e apreciada leveza. A tal ponto que, durante as operações de portagem, cada uma destas embarcações podia ser facilmente transportada por um único homem. A canoa índia era movida por uma ou por mais pagaias simples e a sua velocidade dependia da força muscular e do número dos seus tripulantes, mas também -quando navegava a contra corrente- da força das águas a vencer. Apesar da sua ligeireza e da sua aparente fragilidade, a canoa dos índios da América do norte podia transportar cargas importantes; nomeadamente de peles, visto a canoa ter sido, rapidamente, adoptada pelos brancos que se entregavam à caça dos castores e ao rendoso negócio das peles preciosas do Oeste. Refiro, para terminar estas linhas sobre a embarcação em apreço, que a dita causou a admiração generalizada dos primeiros navegadores europeus que visitaram as regiões setentrionais do Novo Mundo; que dispunham, eles, de botes construídos em madeira maciça, excessivamente pesados e pouco manobráveis. Contrariamente às canoas daqueles homens e povos que eles consideravam primitivos. Depois da assimilação forçada dos ameríndios dos E.U.A. e do Canadá, este seu invento sobreviveu. As canoas (utilizadas em actividades desportivas e de lazer) são, hoje, fabricadas com contraplacados ou com fibras artificiais, mas mantêm a sua forma original. Tal como há mais de 1/2 milénio, quando o homem branco as descobriu.

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