sexta-feira, 17 de junho de 2016

«O PAPAGAIO» E A BD DE OUTRAS ERAS

«O Papagaio» foi uma revista para miúdos, que foi fundada, em Lisboa, em finais dos anos 30 do século passado. Como todos os outros magazines de banda desenhada (ou de histórias aos quadradinhos, como então se dizia) acolheu nas sua páginas as inevitáveis aventuras de cowboys, de peles-vermelhas e de outros heróis da pradaria. Uma dessas primeiras histórias surgiu em 1948, se não estou em erro, e intitulou-se «Os Cavaleiros do Vale Negro». Os seus autores foram Roussado Pinto (texto) e José Ruy (desenho). José Ruy que era, então e apenas, um adolescente «com jeito para fazer bonecos». Nunca pude desfrutar dessa maravilha; porque, nesse tempo, eu andaria pelos meus 3 anos de idade e era obviamente analfabeto. Mas também porque na minha aldeia do interior alentejano, ainda nunca alguém vira (tenho disso a certeza) uma revista de banda desenhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário