quarta-feira, 7 de setembro de 2016

NAS COLINAS NEGRAS (BLACK HILLS)

Esta torre de observação (fotos de topo) foi construída, pelos homens brancos, no ponto mais elevado das chamadas Colinas Negras (Black Hills) : o Pico Harney, que culmina a 2 207 metros de altitude. Outrora território sagrado dos Sioux e seu principal espaço de vida, as Colinas Negras foram conquistadas aos ameríndios, na sequência da descoberta de ouro nos seus riachos, em 1874. Após uma guerra terrível (provocada pela invasão de milhares de garimpeiros e pelo exército), que fez muitos mortos em ambas as partes, os sobreviventes da grande nação Lakota (outro nome dos Sioux) foram deportados para reservas, onde as suas condições de vida são (ainda hoje) degradantes.



As Colinas Negras (que ocupam um território que se estende dos actuais estados do Dacota até ao Wyoming) são consideradas pelos peritos como uma anomalia geológica, pois, pela sua natureza, são apontadas como parte integrante das Montanhas Rochosas, embora se situem a grande distância desta cordilheira. Este rico território (os índios descreviam-no como «uma grande ilha de árvores num mar de erva») foi visitado pela primeira vez pelo homem branco em 1743; pela expedição do explorador francês Pierre Gaultiers, senhor de Varènnes. Perante a cobiça dos 'rostos pálidos', a nação Sioux assinou vários tratados com representantes do governo de Washington; que os traiu todos. Como para desculpar-se dessa verdade histórica, a Corte Suprema dos Estados Unidos da América reconheceu, em 1980, que as Colinas Negras (Black Hills) foram arrancadas ilegalmente aos seus legítimos proprietários e que lhes deveriam ser restituídas... Conversa para 'pele vermelha' ouvir. Naturalmente !



As colinas negras distinguem-se pela sua diversidade paisagística e foram famosas, outrora, pela grande variedade e quantidade de espécies cinegéticas (nomeadamente bisontes), que garantiam o sustento (mas não só) das famílias ameríndias.

Sem comentários:

Enviar um comentário