terça-feira, 22 de novembro de 2016

'GUNSTOCK WAR CLUB', ARMA MORTÍFERA


A clava de guerra usada pelos pele-vermelhas do Leste e por alguns índios da Grande Pradaria, era um objecto terrífico; que, quando manuseada por um guerreiro experimentado, não deixava a mínima possibilidade de sobrevivência ao seu infeliz adversário. Os americanos brancos chamavam-lhe 'gunstock war club', devido à semelhança desses contundentes meios de ataque, com as coronhas das espingardas que usavam. Aliás, muitas dessas clavas foram feitas -pelos aliados ameríndios dos exércitos francês e inglês- com restos de armas de fogo capturadas nos campos de batalha. Isto, naturalmente, durante as guerras de finais do século XVIII, travadas entre potências coloniais pela posse do Canadá. Uma das mais recentes aparições dessas clavas no cinema, deve-se ao filme «O Último dos Moicanos» («The Last of the Mohicans», de Michael Mann, 1992), no qual se pode observar a dita arma a ser usada, com maestria, por Chingachgook, uma das personagens criadas por Fenimore Cooper; e cujo papel foi desempenhado, na referida película, pelo actor Russell Means.<br />


A 'gunstock war club' era, constituída por uma peça de madeira empunhada por uma das extremidades pelo usuário e dotada, na outra ponta, com uma temível lâmina metálica. Este apêndice podia ser formado por uma ponta de lança ou de faca solidamente incrustada no pau. Este último elemento podia ser substituído por qualquer outro objecto cortante ou perfurante. Um golpe violentamente aplicado com esta arma matava, geralmente, o inimigo; ou deixava-lhe lesões tão graves, que o marcavam para o resto da vida.

1 comentário:

  1. Por alguna razón particular supuse que, en tratándose de una arma de los nativos americanos, ésta debería tener un nombre autóctono y no GUNSTOCK, en inglés. Algo así como el "MACUÁHUITL", de los Aztecas. ¿Alguien sabe si el Gunstock se llama de otra manera?

    ResponderEliminar