terça-feira, 12 de março de 2013

JOHN HENRY HOLLIDAY, ALIÁS DOC HOLLIDAY

//// Doc Holliday é uma das figuras mais famosas do cinema western. Que dele fez, muitas vezes, o semideus que ele nunca foi... John H. Holliday nasceu na localidade de Griffin (estado da Geórgia) a 14 de Agosto de 1851. Dez anos anos de ter estalado a guerra civil. Foi depois desse conflito, que deixou o Sul de rastos, que este homem -que entretanto se formara em medicina dentária- se transferiu para o Oeste. Para uma região seca do Arizona, onde o clima podia ter incidências satisfatórias na cura de uma terrível doença que ele havia contraído : a tuberculose. Personagem culta, não só pelo facto de ter frequentado a faculdade, mas também por ser dado a leituras, dizia-se dele que falava latim, grego e francês. Alto, elegante, inteligente, atraía as mulheres e tinha uma especial aptitude para fazer inimigos entre os homens. Habilíssimo jogador de póquer, fez dessa actividade o seu principal ganha-pão. Era, igualmente, um exímio pistoleiro, não hesitando resolver as suas querelas a tiros de revólver. Em Tombstone, relacionou-se com um certo Wyatt Earp. Com o qual participou no histórico tiroteio de O.K. Corral, ocorrido a 26 de Outubro de 1881 e mil vezes ilustrado pelo cinema de aventuras ambientadas no Oeste americano. O abuso do álcool e das mulheres (foi amante da célebre Kate 'Big Nose' Fisher, também ela muito conhecida dos westernófilos), Doc Holliday viu os seus problenas de saúde agravarem-se. Em desespero de causa, aceitou que o internassem num sanatório do Colorado. Mas a sua doença (então quase incurável) levou a melhor nessa luta pela vida. E, a 8 de Novembro de 1887, o famoso dentista-batoteiro-pistoleiro soltou o seu último suspiro em Glenwood Springs. Mas, o cinema hollywoodiano iria encarregar-se de lhe garantir a imortalidade. Cito, entre os filmes mais conhecidos que lhe foram consagrados ou que recordam a sua figura «A PAIXÃO DOS FORTES» («My Darling Clementine», John Ford, 1946), «DUELO DE FOGO» («Gunfight at the OK Corral», John Sturges, 1957) e «DOC, VENTO DO OESTE» («Doc», Frank Perry, 1971). Nestas três fitas, este anti-herói foi, sucessivamente, encarnado pelos actores Victor Mature, Kirk Douglas e Stacy Keach.

2 comentários:

  1. Gostei do seu artigo. Sintético ,mas eficaz para enquadrar e conhecer um dos grandes mitos do western americano. O filme de 1971, com uma Faye Dunaway deslumbrante e um Stacy Keach rigoroso no seu papel de Doc é um hino ao grande Oeste americano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito agradecido pela maneira amável com que apreciou o 'post' intitulado «John Henry Holliday, aliás Doc Holliday», publicado em 2013. E por partilhar connosco a admiração por aquela terra maravilhosa, que está na origem da saga westerniana. Obrigado.

      Eliminar