quarta-feira, 13 de março de 2013

SAUDADES DE DAKOTA JIM...

A nossa memória é, sem dúvida, algo de extraordinário ! Tal moderno computador, pode guardar a recordação de coisas vividas há décadas... Só tem um 'defeito' em relação às máquinas : é excessivamente selectiva e, por vezes, apaga detalhes que gostaríamos que ela mantivesse registados e vivos para sempre. Até ao fim da vida. Um dia destes, li uma breve biografia de Franco Caprioli, um dos grandes nomes da BD italiana e, através dessa leitura, soube que ele fora o autor de «Dakota Jim, o Cowboy Verde». Cujas aventuras eu havia seguido, interessadíssimo, nas páginas do saudoso «Cavaleiro Andante», quando andava aí pelos meus 10/11 anitos. Só que já não me lembrava desse (e de outros) pormenores. Não me recordava do nome do autor do Dakota Jim, nem tampouco me lembro da história contada. Dela só me recordo -com clareza- do seu curioso título e, visualmente, do cavaleiro que identificava esse justiceiro das pradarias do Oeste. Tudo o resto se apagou, infelizmente, do compartimento do meu cérebro onde se arrumam (ou de onde se esvaiem) as recordações. Depois de buscas na Net, soube que o supracitado autor transalpino foi autor de mais outras duas histórias aos quadradinhos de sabor western, que também foram, elas, divulgadas por publicações portuguesas : «A Pista de Oregon» («Cavaleiro Andante») e «Luta em o Álamo» («Mundo de Aventuras»). Mas dessas BD's não guardou a minha memória o mínimo apontamento. Soube, também, através dessa pesquisa, que «Dakota Jim, o Cowboy Verde» se desenrolou em 25 episódios, que foram publicados no já referido «Cavaleiro Andante» nos números 144 a 169. Que pena essas histórias não terem sido reimprimidas (sob forma de álbum) pelos nossos editores de Banda Desenhada...

1 comentário:

  1. Não conhecia esta revista, foram publicadas antes de eu nascer e vim conhecer agora e estou impressionado com a qualidade das ilustrações e do enredo. Essas histórias eram para ser publicadas novamente, não se pode perder no tempo algo tão precioso assim.

    ResponderEliminar