quinta-feira, 4 de abril de 2013

«BEN-HUR», LEW WALLACE E... BILLY THE KID

«Ben-Hur», o famoso filme de William Wyler (que o realizou em 1959 para a M. G. M.) é considerado, a justo título, um dos monumentos da História do Cinema. A RTP1 programou-o, mais uma vez, por ocasião das festas da Páscoa. E eu, que até tenho duas excelentes cópias DVD dessa grandiosa película e que a conheço de cor e salteada, deixei-me levar na onda e acabei por vê-la, no passado domingo, nesse canal. Uma vez mais, e até com os irritantes intervalos publicitários. Reclames, aos quais, diga-se de passagem, eu não ligo minimamente. Mas, a propósito desta grandiosa película, veio-me à memória que o imortal autor do seu tema -Lewis Wallace- merece ser citado neste blogue. Porquê ? -Porque Lew Wallace (como também lhe chamaram) foi general de brigada do exército nortista durante a Guerra de Secessão e porque, depois do conflito, foi nomeado governador do território do Novo México. Onde, um dia, chegou à fala com um certo William Bonney -alcunhado Billy the Kid- ao qual ele prometeu um indulto, se o jovem malfeitor tivesse o elementar bom senso de aceitar levar, desde logo, uma vida recatada e deixasse de perturbar a ordem pública. Parece que o Kid fez orelhas moucas aos conselhos do insigne autor de «Ben-Hur» (romance cujo subtítulo é, se bem me lembro, 'Uma História do Tempo de Jesus') e acabou da maneira miserável que todos conhecem : crivado de balas disparadas pelo revólver do xerife Pat Garrett...

Sem comentários:

Enviar um comentário