segunda-feira, 29 de abril de 2013

«COMO NASCE UM BRAVO»

Magnífico filme de Delmer Daves consagrado ao duro e perigoso labor dos cowboys de finais do século XIX. «COMO NASCE UM BRAVO» («Cowboy») foi estreado em 1958 e colocou frente a frente os actores Glenn Ford (que aqui interpreta a figura de um veterano das pistas do Oeste) e Jack Lemon (que, quase acidentalmente, se torna seu sócio num negócio de gado). Os dois homens, que inicialmente se detestam, mas que o 'métier' e os perigos afrontados lado a lado, acabarão por reconcilaiar, vão viver uma aventura extraordinária entre um rancho do México e Chicago, cidade que surge como uma miragem e como a recompensa (com os seus hotéis de luxo, a ópera, os jogos de cartas e as mulheres) de todas as suas canseiras e frustrações. Outros actores do elenco : Brian Donlevy, Anna Kashfi, Dick York, Victor Manuel Mendoza, Richard Jaeckel e James Westerfield. Produzido pela Columbia Pictures, este western foi filmado a cores e tem 88 minutos de duração. Largamente difundido em DVD. Título idêntico no Brasil.

2 comentários:

  1. Um western espectacular de Delmer Daves, o mesmo realisador de "A Flecha Quebrada" e "O Comboio das 3 e 10", com duas lendas de Hollywood, Glenn Ford e Jack Lemmon. Curiosidade: o filme foi exibido na RTP/2 em 1971, na "Noite de Cinema" de Domingo, dia 29 de Agosto de 1971, às 21 horas, com o título com que o filme era inicialmente conhecido em Portugal: "COMO SE FAZ UM COWBOY". Dois anos depois, em 1973, na RTP/1, no Domingo, dia 14 de Outubro, o filme foi reexibido na épica "Tarde de Cinema" com o título original de "Cowboy". Tanto a primeira como a segunda exibição foram um grande sucesso, e deram a conhecer com mais ferocidade aos telespectadores da RTP o nome de Glenn Ford. O filme foi para o ar outra vez na RTP Memória no Sábado, dia 21 de Fevereiro de 2009, com o filme já restaurado. Foi a primeira vez que eu vi o actor Jack Lemmon, cujo desempenho dramático foi espectacular, ao lado do grande Glenn Ford.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos seus preciosos comentários a respeito deste clássico. As informações que aqui deixa (sobre as peripécias da programação televisiva desta fita) são de um tempo em que eu estava ausente de Portugal; daí desconhecer esses detalhes adicionais que transmite e que interessam, sem dúvida, a todos os visitantes deste blogue dedicado ao cinema western. Mil vezes obrigado. E continue a enviar para aqui as suas pertinentes observações.

      Eliminar