domingo, 5 de maio de 2013

«AVENTURAS DE BUFFALO BILL»

Com Joel McCrea a encarnar o famoso exterminador de bisontes (e de índios), «AVENTURAS DE BUFFALO BILL» («Buffalo Bill») tem a assinatura de William A. Wellman e a marca da companhia 20th. Century Fox. Esta fita, que estreou em 1944, foi filmada em sumptuoso TechniColor e recebeu críticas muito favoráveis no que à plástica diz respeito. Quanto ao conteúdo, isso depende da simpatia ou antipatia que se possa ter por uma personagem que é, hoje, bastante controversa. Facto que (diga-se de passagem) não desvaloriza minimamente o profissionalismo de Wellman, nem o trabalho dos actores do elenco : o já citado Joel McCrea, Linda Darnell, Maureen O'Hara, Thomas Mitchell, Anthony Quinn, Edgar Buchanan, Moroni Olsen, etc. Largamente difundido em vídeo, esta película, que tem uma duração de 91 minutos, intitula-se «Buffalo Bill» no Brasil.

2 comentários:

  1. Curiosidade: este filme foi exibido na épica "Tarde de Cinema" da RTP/1 em 1972, e foi precisamente no ano em que o filme foi restaurado e remasterizado pela Fox, e foi exibido com o título original de "Buffalo Bill". Foi pela primeira vez que um filme totalmente renovado foi exibido na televisão portuguesa, e com um enorme sucesso. O filme foi incluído na colecção de DVD's de clássicos da 20º Century Fox de 2005, e foi classificado pela IGAC como Filme de Qualidade, o que é raro acontecer com filmes westerns em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena é que emissões como 'Tarde de Cinema' (e congéneres dos canais concorrentes) não tenham perdurado. Porque nelas se divulgavam clássicos que, hoje, estão quase proibidos de antena. Por serem 'velhos'... Uma lástima para os cinéfilos, para os quais as grandes obras da chamada 7ª Arte são intemporais.

      Eliminar