segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A VOZ PORTENTOSA DE JOHN WILLIAM (1922-2011)

John William é, desde sempre, um dos meus cançonetistas preferidos. Gosto, sobretudo, das suas interpretações de músicas de filmes, nomeadamente daquelas que me fazem lembrar os grandes westerns do passado. Ninguém como ele cantou canções tão belas como «Si Toi Aussi tu m'Abandonnes» (versão em língua francesa da canção do genérico do filme «O Comboio Apitou 3 Vezes»), como «Les Chevaliers du Ciel» (da série televisiva «Os Cavaleiros do Céu») ou como «Le Bleu de l'Été» (que corresponde à canção «The Green Leaves of Summer», que serve de tema musical ao filme «Álamo»). É aliás desta última que eu aqui deixo o registro sonoro. Para que, quem visita este blogue possa confirmar o impressionante registo da voz deste portentoso artista francês, nascido em 1922 na África Ocidental , num país que hoje se chama a Costa do Marfim. John William viveu uma vida simultaneamente trágica (foi tirado à força a sua mãe com apenas alguns meses de idade e, já adulto, foi torturado pela Gestapo e esteve preso num campo de concentração nazi por actos de resistência) e gloriosa. Nesta última e menos dolorosa fase da sua vida, viu reconhecidos os seus dotes artísticos, gravou dezenas de discos (com mais de 350 canções), fez uma grande carreira internacional e recebeu as honrarias e homenagens que lhe eram devidas. Aqui fica também o meu apreço por tudo o que ele fez em prol da França, país onde eu vivi muitos anos (mais de 40 !) e que considero -com muito orgulho- ser a minha segunda pátria.

https://www.youtube.com/watch?v=AyLmvq-z0Vs

Sem comentários:

Enviar um comentário