terça-feira, 5 de agosto de 2014

'TRAILER' DE «SHANE», UM WESTERN EXEMPLAR

Uma das minhas piores recordações de westernófilo remonta ao início dos anos 60 do passado século (1962 ou 1963, já não sei...) e prende-se com o facto de, um dia, ter visto -no Cinema Ginásio do Barreiro- esta publicidade a um filme a apresentar proximamente naquela sala. Na noite marcada para a exibição desta fita (em reposição), cheguei às bilheteiras com bastante antecedência; para encontrar, diante delas, uma fila interminável e desesperante, que avançava a passo e caracol. Escusado será dizer que a lotação esgotou antes que chegasse a minha vez de comprar o almejado bilhete de ingresso, que me permitiria ver -pela primeira vez- essa monumental e exemplar película de George Stevens (estreada em 1953), com Alan Ladd, Van Heflin, Jean Arthur e o jovem e promissor actor Brandon DeWilde a interpretar as principais figuras da película. Depois dessa tentativa falhada, nunca mais me foi dada a oportunidade de ver «Shane» numa sala de cinema. Recordo-me que só uma quinzena de anos mais tarde é que pude visionar esta obra-prima, graças à aquisição, em Lisboa, de uma cassete VHS em segunda mão. Hoje, incluo sem favor, este filme na lista dos meus 10 westerns preferidos. Em memória dessa grande frustração cinéfila, que eu vivi nos meus verdes anos, aqui proponho a descoberta do 'trailer' de uma fita que marcou os espectadores do mundo inteiro, que fizeram de «Shane» um clássico entre os clássicos.

https://www.youtube.com/watch?v=SWdPmapuOd4

Sem comentários:

Enviar um comentário