segunda-feira, 4 de agosto de 2014

«O COMBOIO DAS 3 E 10», UM FILME NOTÁVEL


Aqui deixo o convite para verem (ou reverem) «O COMBOIO DAS 3 E 10» («3:10 to Yuma»), porventura a obra-prima de Delmer Daves e certamente um dos melhores westerns da História do Cinema. Estreada em 1957, esta notável película (cujo guião se baseou numa novela de Elmore Leonard) distingue-se, sobretudo, pelo humanismo e pelo 'suspense' que envolvem o seu entrecho, pela magnífica fotografia a preto e branco da autoria de Charles Lawton Jr e, naturalmente, pela 'performance' dos seus actores, aqui encabeçados por Van Heflin, Glenn Ford e Felicia Farr. Ao todo, são 92 minutos de felicidade absoluta e de recordações perenes. Convido também, quem passa por este blogue, a descobrir (ou a recordar) imagens desta sumptuosa fita de cowboys, na qual as personagens têm a consistência de gente autêntica, feitas de carne e osso, e as preocupações que atormentam o homem comum que é o fazendeiro Dan Evans. Que aqui se vê a braços com a educação dos filhos, com a estima da esposa, com a seca que o pode arruinar e, finalmente, com o zelo que ele deverá colocar no desempenho de uma missão que, apesar de lhe render alguns dólares, tem essencialmente a ver com a sua postura cívica perante a família e a comunidade. Este filme da Columbia Pictures é, não me cansarei de o dizer, um verdadeiro tesouro ! Não quero terminar estas linhas, sem antes lembrar que a bonita canção do genérico (que se pode ouvir clicando abaixo) tem música de George Duning, letra de Ned Washington e é cantada pelo inimitável Frankie Laine.

https://www.youtube.com/watch?v=AyDdnqYxhd8



2 comentários:

  1. Foi o segundo filme que eu vi do actor Glenn Ford, e ao lado de "A Desaparecida" de John Ford, "O Vale da Honra" com James Stewart, "Alvarez Kelly" com William Holden ou "Como Nasce um Bravo" com Glenn Ford e Jack Lemmon, este western é um dos melhores de sempre, e é o filme onde Glenn Ford tem o seu melhor desempenho com o bandido Ben Wade, galante e sanguinário, como diz o título com que comercializaram o filme no Brasil. Um dos melhores de sempre.

    ResponderEliminar
  2. «O Comboio das 3 e 10», de Delmer Daves, é, para mim, o western perfeito. Aquele (ou um daqueles) que eu recomendaria a um jovem que quisesse descobrir este género 'tão fora de moda'. Mas que me encantará até ao fim dos meus dias.

    ResponderEliminar