sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CARAS (RARAS) DO WESTERN


///////////////////// PAUL NEWMAN (1925-2008) foi um dos grandes nomes do cinema hollywoodiano. Como, aliás, toda a gente sabe. Em matéria de western clássico, Newman fez apenas 6 películas. E digo apenas, porque na sua filmografia constam à volta de 60 longas metragens. Aqui os mencionamos por ordem cronológica : «Vício de Matar» («The Left-Handed Gun»), de Arthur Penn, 1958; «O Ultrage» («The Outrage»), de Martin Ritt, 1964; «Um Homem» («Hombre»), de Martin Ritt, 1967; «Dois Homens e Um Destino» («Butch Cassidy and the Sundance Kid»), de Roy Hill, 1969; «O Juiz Roy Bean» («The Life and Times of Judge Roy Bean»), de John Huston, 1972; «Buffalo Bill e os Índios» («Buffalo Bill and the Indians»), de Robert Altman, 1976. A fotografia aqui anexada foi tirada de «Um Homem», um dos meus westerns preferidos. Que conta a história de um indivíduo dividido entre duas culturas; por ter nascido branco e ter vivido com os Apaches. /////// AUDREY HEPBURN (1929-1993) foi uma das grandes actrizes da sua geração. Talentosa e senhora de uma elegância sofisticada, esta actriz nascida na Europa (Bruxelas, Bélgica) apareceu sobretudo em comédias encantadoras, como, por exemplo, «Férias em Roma» (de William Wyler, 1953) «Sabrina» (de Billy Wilder, 1954), ou «Boneca de Luxo» (de Blake Edwards, 1961), películas que todos nós conhecemos e apreciamos. O cinema western solicitou-a, apenas e se bem me lembro, uma única vez. Para encarnar a figura de Rachel Zachary, a jovem mestiça de «O Passado não Perdoa» («The Unforgiven»), a inesquecível fita realizada em 1960 por John Huston; onde Audrey contracenou com Burt Lancaster, Audie Murphy, Lillian Gish e John Saxon, entre outros consagrados actores. O filme em questão é uma das grandes obras do género e há muito tempo que, por mérito próprio, preenche um lugar cimeiro na galeria dos westerns clássicos. /////// MARYLIN MONROE (1926-1962), a personificação perfeita do 'sex-symbol' cinematográfico, também não é conhecida pelos westerns que protagonizou. Na realidade (e exceptuando dois outros filmes ambientados no Oeste, mas com acção comtemporânea) só mais dois títulos da sua filmografia se referem ao nosso cinema preferidos. São eles «Um Bilhete para Tomahawk» («A Ticket to Tomahawk»), de Richard Sale, 1949, e o universalmente conhecido «Rio sem Regresso» («River of no Return), de Otto Preminger, 1954. Nesta última película, filmada em esplendoroso technicolor e em cinemascope, Marylin contracena com Rober Mitchum e com Rory Calhoun; que, no ecrã, disputam o coração da bela. Este filme, rodado nos cenários naturais do Parque de Banff, no Canadá, é de uma beleza plástica incomparável. A fotografia anexada foi selecionada da fita em questão. /////// STEVE McQUEEN (1930-1980) é um actor geralmente conotado com o cinema western, talvez devido à fama que granjeou no papel de Josh Randall, o herói da série televisiva «Wanted Dead or Alive». Na realidade e se a memória não me trai,este antigo 'marine' e campeão de moto-cross, só participou em 3 verdadeiras fitas ditas de cowboys : «Os Sete Magníficos» («The Magnificent Seven»), de John Sturges, 1960, «Nevada Smith» (m.t.), de Henry Hathaway, 1965 e «Tom Horn, o Cowboy» («Tom Horn»), de William Wiard, 1979. O meu preferido é, de longe, o último citado, que se debruça sobre o destino de uma figura histórica, que se distinguiu nas guerras contra os Apaches e acabou miseravelmente na forca; por ter matado pessoas -inocentes de qualquer crime- por conta dos poderosos ganadeiros do Wyoming.

Sem comentários:

Enviar um comentário