sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MOICANOS OU COMANCHES ?

O poster italiano que acima se reproduz (sobre um dos originais) é o do filme «Emboscada Fatal», realizado em 1960 por Budd Boetticher; cartaz que nos instrói sobre o assombroso título que os transalpinos deram a este magnífico western. Confesso que o dito me deixou estupefacto ! Pois quem já viu este filme (e eu já o vi tantas vezes. que me perdi na contagem), sabe que o seu título original é «Comanche Station» e que a acção da fita decorre numa região mais ou menos desértica do Sudoeste dos 'states', correspondendo, de facto, ao território onde, outrora, viveu -livre- o povo de Quanah Parker. Então, porque razão chamaram os italianos a esta conhecida fita «La Valle dei Mohicani» ('O Vale dos Moicanos') ? Bom ! Eu estou convencido que isso aconteceu, unicamente, por causa do original corte de cabelo usado pelos perseguidores de Jefferson Cody, nome da personagem encarnada -nesta película- pelo actor Randolph Scott. Ora, se me parece ter havido erro, por parte dos responsáveis da produção, no que diz respeito ao enfeite capilar dos pele-vermelhas de «Emboscada Fatal», acho ainda mais grave do que isso colocar os Moicanos num lugar situado a milhares de quilómetros de distância da região dos Grandes Lagos, onde eles (segundo Fenimore Cooper) terão vivido. Enfim, tudo isto faz parte do lote de surpresas constantemente vividas pelos westernófilos...

Sem comentários:

Enviar um comentário