Figura incontornável do
cinema western, o actor Joel McCrea (1905-1990) participou em 33 películas daquele
que foi considerado «o género mais
genuíno do cinema americano». Isto, sem falar nos episódios que fez para a
televisão, quando rodou (com o seu filho Jody a seu lado) a série «Wichita
Town», que comportou 26 minifilmses de 30 minutos cada um. Neto de autênticos
pioneiros do Oeste (*), Joel McCrea estava, pois talhado para encarnar o papel
de xerifes e de outros justiceiros popularizados pelo cinema de Hollywood
durante cinco décadas. Igual (quer se queira ou não) de Cooper, de Wayne, de
Scott, de Stewart e de tantos outros inesquecíveis cavaleiros do celulóide,
este cowboy das pantalhas deixou a sua marca nalgumas das mais notáveis fitas
(**) que jamais se produziram sobre a saga westerniana. Aqui fica a lista
exaustiva de todas as películas (do género que nos interessa) em que ele
participou. E das quais ( à excepção de 6 ou 7) eu possuo cópias :
01-
«CIDADE SEM LEI»
(«Barbary Coast», Howard Hawks, 1935);
02-
«UMA NAÇÃO EM
MARCHA» («Wells Fargo», Frank Lloyd, 1937);
03-
«ALIANÇA DE AÇO»
(«Union Pacific», Cecil B. DeMille, 1939);
04- «A MULHER DO GRANDE
SENHOR» («The Great Man’s Lady», William A. Wellman, 1942);
05- «AS AVENTURAS DE BUFFALO BILL» («Buffalo
Bill», William A. Wellman, 1944);
06- «THE VIRGINIAN»
(i.p., Stuart Gilmore, 1946);
07-
«RAMROD» (i.p.,
André de Toth, 1947);
08- «FOUR FACES WEST»
(i.p., Alfred E. Green, 1948);
09- «MERCADORES DE
INTRIGAS» («South of Saint Louis »,
Ray Enright, 1949);
10-
«GOLPE DE
MISERICÓRDIA» («Colorado Territory», Raoul Walsh, 1949);
11- «A VANGUARDA» («The
Outriders», Roy Rowland, 1950);
12- «ESTRELAS NA MINHA
COROA» («Stars in My Crown», Jacques Tourneur, 1950);
13-
«QUATRO FILHOS E
UMA NOIVA» («Saddle Tramp», Hugo Fregonese, 1951);
14-
«UMA MULHER
INDOMÁVEL» («Frenchie», Louis King, 1951);
15-
«A MANADA
PERDIDA» («Cattle Drive», Kurt Neumann, 1951);
16- «O ÚLTIMO DUELO»
(«The San Francisco Story», Robert Parrish, 1952);
17- «O INIMIGO
SOLITÁRIO» («Lone Hand», George Sherman, 1953);
18- «ZONA LIVRE» («Border River »,
George Sherman, 1954);
19- «INDOMÁVEL» («Black Horse
Canyon », Jesse Hibbs,
1954);
20- «WICHITA »
(«Wichita »,
Jacques Tourneur, 1955);
21- «STRANGER ON
HORSEBACK» (i.p., Jacques Tourneur, 1955);
22- «LIBERDADE OU
MORTE» («The First Texan», Byron Haskin, 1956) ;
23-
«LUTA DE MORTE»
(«The Oklahoman»), Francis D. Lyon, 1957);
24- «TROOPER HOOK»
(i.p.., Charles Marquis Warren, 1957);
25- «GUNSIGHT RIDGE»
(i.p., Francis D. Lyon, 1957);
26- «O DESCONHECIDO»
(«The Tall Stranger», Thomas Carr, 1957);
27-
«O IMPÉRIO DO
GADO» («Cattle Empire», Charles Marquis Warren, 1958);
28- «FORTE MASSACRE» («Fort Massacre »,
Joseph M. Newman, 1958);
29- «DUELO EM DODGE
CITY » («The Gunfight
at Dodge City »,
Joseph M. Newman, 1959, 1959);
30- «THE YOUNG
ROUNDERS» (i.p., Casey Tibbs, 1966);
31- «OS PISTOLEIROS DA
NOITE» («Ride the High Country», Sam Peckinpah, 1962);
32- «CRY BLOOD APACHE»
(.i.p., Jack Starrett, 1970):
33- «MUSTANG COUNTRY»
(i.p., John Champion, 1976).
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(*)
Um dos antepassados de Joel McCrea atravessou as grandes planícies do Faroeste
num carroção de pioneiros e fundou um hotel na cidade de San Francisco da
Califórnia; um dos seus avôs participou na guerra contra os Apaches e foi
director de uma companhia de diligências.
(**) Muitas das referenciadas películas
protagonizadas por Joel McCrea são fitas de puro entretenimento, que não
diferem muito das banais fitas de cowboys do seu tempo e com outros actores. Outras
ultrapassaram, no entanto, o estatuto de simples filmes de aventuras , para se
alçarem ao topo da lista de westerns de mais fino registo. Filmes que a crítica
e os cinéfilos reconhecem, hoje, como obras que contam entre as melhores do seu
género. São disso exemplo, entre outras, «Aliança de Aço», «Golpe de
Misericórdia», «Estrelas na Minha Coroa», «Forte Massacre» ou «Os Pistoleiros
da Noite», cujo visionamento eu recomendo vivamente.
(i.p.)
esta sigla significa que o filme em questão é inédito em Portugal.
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