domingo, 2 de junho de 2013

TODOS OS WESTERNS DA FILMOGRAFIA DE JOEL McCREA


Figura incontornável do cinema western, o actor Joel McCrea (1905-1990) participou em 33 películas daquele que foi considerado  «o género mais genuíno do cinema americano». Isto, sem falar nos episódios que fez para a televisão, quando rodou (com o seu filho Jody a seu lado) a série «Wichita Town», que comportou 26 minifilmses de 30 minutos cada um. Neto de autênticos pioneiros do Oeste (*), Joel McCrea estava, pois talhado para encarnar o papel de xerifes e de outros justiceiros popularizados pelo cinema de Hollywood durante cinco décadas. Igual (quer se queira ou não) de Cooper, de Wayne, de Scott, de Stewart e de tantos outros inesquecíveis cavaleiros do celulóide, este cowboy das pantalhas deixou a sua marca nalgumas das mais notáveis fitas (**) que jamais se produziram sobre a saga westerniana. Aqui fica a lista exaustiva de todas as películas (do género que nos interessa) em que ele participou. E das quais ( à excepção de 6 ou 7) eu possuo cópias :

 

01-   «CIDADE SEM LEI» («Barbary Coast», Howard Hawks, 1935);

02-   «UMA NAÇÃO EM MARCHA» («Wells Fargo», Frank Lloyd, 1937);

03-   «ALIANÇA DE AÇO» («Union Pacific», Cecil B. DeMille, 1939);

04-   «A MULHER DO GRANDE SENHOR» («The Great Man’s Lady», William A. Wellman, 1942);

05-   «AS AVENTURAS DE BUFFALO BILL» («Buffalo Bill», William A. Wellman, 1944);

06-   «THE VIRGINIAN» (i.p., Stuart Gilmore, 1946);

07-   «RAMROD» (i.p., André de Toth, 1947);

08-   «FOUR FACES WEST» (i.p., Alfred E. Green, 1948);

09-   «MERCADORES DE INTRIGAS» («South of Saint Louis», Ray Enright, 1949);

10-   «GOLPE DE MISERICÓRDIA» («Colorado Territory», Raoul Walsh, 1949);

11-   «A VANGUARDA» («The Outriders», Roy Rowland, 1950);

12-   «ESTRELAS NA MINHA COROA» («Stars in My Crown», Jacques Tourneur, 1950);

13-   «QUATRO FILHOS E UMA NOIVA» («Saddle Tramp», Hugo Fregonese, 1951);

14-   «UMA MULHER INDOMÁVEL» («Frenchie», Louis King, 1951);

15-   «A MANADA PERDIDA» («Cattle Drive», Kurt Neumann, 1951);

16-   «O ÚLTIMO DUELO» («The San Francisco Story», Robert Parrish, 1952);

17-   «O INIMIGO SOLITÁRIO» («Lone Hand», George Sherman, 1953);

18-   «ZONA LIVRE» («Border River», George Sherman, 1954);

19-   «INDOMÁVEL» («Black Horse Canyon», Jesse Hibbs, 1954);

20-   «WICHITA» («Wichita», Jacques Tourneur, 1955);

21-   «STRANGER ON HORSEBACK» (i.p., Jacques Tourneur, 1955);

22-   «LIBERDADE OU MORTE» («The First Texan», Byron Haskin, 1956) ;

23-   «LUTA DE MORTE» («The Oklahoman»), Francis D. Lyon, 1957);

24-   «TROOPER HOOK» (i.p.., Charles Marquis Warren, 1957);

25-   «GUNSIGHT RIDGE» (i.p., Francis D. Lyon, 1957);

26-   «O DESCONHECIDO» («The Tall Stranger», Thomas Carr, 1957);

27-   «O IMPÉRIO DO GADO» («Cattle Empire», Charles Marquis Warren, 1958);

28-   «FORTE MASSACRE» («Fort Massacre», Joseph M. Newman, 1958);

29-   «DUELO EM DODGE CITY» («The Gunfight at Dodge City», Joseph M. Newman, 1959, 1959);

30-   «THE YOUNG ROUNDERS» (i.p., Casey Tibbs, 1966);

31-   «OS PISTOLEIROS DA NOITE» («Ride the High Country», Sam Peckinpah, 1962);

32-   «CRY BLOOD APACHE» (.i.p., Jack Starrett, 1970):

33-   «MUSTANG COUNTRY» (i.p., John Champion, 1976).

 

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(*) Um dos antepassados de Joel McCrea atravessou as grandes planícies do Faroeste num carroção de pioneiros e fundou um hotel na cidade de San Francisco da Califórnia; um dos seus avôs participou na guerra contra os Apaches e foi director de uma companhia de diligências.

(**)  Muitas das referenciadas películas protagonizadas por Joel McCrea são fitas de puro entretenimento, que não diferem muito das banais fitas de cowboys do seu tempo e com outros actores. Outras ultrapassaram, no entanto, o estatuto de simples filmes de aventuras , para se alçarem ao topo da lista de westerns de mais fino registo. Filmes que a crítica e os cinéfilos reconhecem, hoje, como obras que contam entre as melhores do seu género. São disso exemplo, entre outras, «Aliança de Aço», «Golpe de Misericórdia», «Estrelas na Minha Coroa», «Forte Massacre» ou «Os Pistoleiros da Noite», cujo visionamento eu recomendo vivamente.

(i.p.) esta sigla significa que o filme em questão é inédito em Portugal.

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