quarta-feira, 23 de abril de 2014

«AS BRANCAS MONTANHAS DA MORTE»

O filme «AS BRANCAS MONTANHAS DA MORTE» («Jeremiah Johnson») foi realizado em 1972 por Sydney Pollack. Rodado em condições extremamente difíceis (em parte no rancho Sundance, propriedade de Robert Redford), esta película não beneficiou por parte dos estúdios Warner, que o produziram, a atenção e o apoio esperados; o que irritou muito particularmente a vedeta convidada para interpretar o papel principal. Apesar disso, o filme grangeou um enorme sucesso comercial e crítico e pode considerar-se, sem temor, um dos melhores westerns de sempre. A tal ponto, que a supracitada estrela (Redford) o considera a melhor película da sua rica filmografia. «AS BRANCAS MONTANHAS DA MORTE» conta-nos a história de um homem solitário, que -por volta de 1830- descobre a beleza das Montanhas Rochosas e decide viver ali, naquele recanto de paraíso, apesar da presença de mil perigos; entre os quais se conta a co-habitação com as tribos ameríndias. Filme de uma beleza sem par, que muito ficou a dever à fotografia de Andrew Callaghan, esta obra contou com a participação artística de Redford, Will Geer, Stefan Gierash, Delle Bolton, Josh Albee e Joaquin Martinez. Foi rodada a cores, em Panavision e tem uma duração de 1 h 50. O seu título brasileiro é «Mais Forte que a Vingança» Já conta com edições videográficas no mundo inteiro.

2 comentários:

  1. Curiosidade: este filme foi transmitido há muitos anos na RTP, na rubrica "Lotação Esgotada" e a RTP Memória vai exibir este filme na "Noite de Cinema" de 21 de Março de 2015, sábado.

    ResponderEliminar
  2. Excelente informação de um cinéfilo muito atento à programação das boas fitas que a nossa TV vai programando. «AS BRANCAS MONTANHAS DA MORTE» é, verdadeiramente, um filme imperdível. Tanto mais que, ao que me parece, esta obra-prima ainda não mereceu a atenção dos nossos editores de DVD's. Muito obrigado pela dica e pela atenção que dedica a este blog.

    ResponderEliminar