terça-feira, 15 de abril de 2014

«O HOMEM A QUEM CHAMARAM CAVALO»

Esta fita, intitulada, no original, «A Man Called Horse», foi realizada por Elliot Silverstein. Com um tema muito original, «O HOMEM A QUEM CHAMARAM CAVALO» acabou por receber os merecidos aplausos da crítica e do público aquando da sua estreia, que ocorreu em 1970. Distribuída pela Prodis, esta película (com cerca de 2 horas de duração) conta-nos a história de um lorde inglês, que vai participar numa caçada no Oeste americano. E que é capturado pelos Sioux, que o reduzem à escravatura. Mas que, depois dele ter participado (com constatada bravura) na defesa da tribo, logo de um ataque inimigo, vê o seu estatuto modificado, para ascender a lugar de relevo na hierarquia da mesma. Adorei este filme, que vi no cinema. Naturalmente, tambem me apressei a adquirir a cassete (e depois o DVD) com a respectiva cópia. Este é um filme que eu recomendo vivamente a todos aqueles que amam o western e a verdadeira história das relações entre brancos e ameríndios. Com Richard Harris, Judith Anderson, Jean Gascon, Manu Tupou e Corinna Tsopei. Título no Brasil : «Um Homem Chamado Cavalo».

1 comentário:

  1. Sim , também gostei do filme quando o vi no Cinema. Eu era miúdo e mais tarde , voltei a vê -lo entendendo-o melhor .
    Julgo que é baseado em factos verídicos .
    A história de um homem aristocrata inglês que ao ter sido aprisionado por uma tribo de índios Sioux , acabou por "encontrar o seu rumo de vida na América" ficando a viver e a dar-se bem com os nativos .
    Graças ao facto do aristocrata inglês os ter ajudado e mostrar seu bom espírito de liderança, acabou mesmo por deixar de ser "escravo" para ser Chefe dessa tribo .
    O filme revela como era a interação entre os índios e os brancos na época do séc XIX em que uns eram péssimos e selvagens quer determinados índios quer , também, determinados brancos e somente, a boa interação inter cultural pacífica e com respeito entre índios e brancos , assim como, entre os próprios índios , é que fazia sentido por uma América construtiva com princípios versus os males e as selvajarias destrutivas que , infelizmente , também aconteciam .
    O aristocrata inglês lutou e convenceu por esse princípios harmonizando brancos e índios e também entre os nativos. Pois os conflitos horríveis de chacinas selváticas também eram entre as tribos indígenas .
    O ator protagonista , Richard Harris desempenha muito bem o papel do aristocrata .

    ResponderEliminar