
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
«COLD DAY IN HELL»

«GUNFIGHT AT YUMA»


«RAIDERS OF THE SOUTH»


DIVAGANDO SOBRE AUDIE E WANDA



domingo, 18 de setembro de 2016
«CONAGHER» LEGENDADO EM PORTUGUÊS

«MIRACLE IN THE WILDERNESS»


«GUARDIAN OF THE WILDERNESS»

«THE RETURN OF DANIEL BOONE»


LONGOS CABELOS AO VENTO...

25 de Junho de 1876 : longos cabelos ao vento, montando um fogoso mustang e empunhando uma carabina de cano fumegante, Crazy Horse -o mais bravo de todos os guerreiros da nação Sioux- investe contra o último reduto do 7º de Cavalaria. Havia soado a hora de tirar desforra de todas as humilhações sofridas... Mas a brilhante vitória militar de Little Big Horn, também foi o derradeiro sobressalto, o canto do cisne das tribos ameríndias da Grande Pradaria; que não tardariam a sofrer as consequências da sua férrea vontade em defender o seu ancestral e original modo de vida, nas terras herdadas dos seus antepassados. O trágico fim dos Sioux ocorreu a 29 de Dezembro de 1890, aquando do ignóbil massacre de Wounded Knee (na reserva de Pine Ridge, Dacota do Sul), onde os gritos da soldadesca ianque («Recordem-se de Custer ! Recordem-se de Custer !») se confundiram com o estrondo dos canhões Hotchkiss de tiro rápido. Que ajudaram a ceifar a vida de 151 homens, mulheres e crianças. Isso, segundo os números oficiais do exército americano, já que outras fontes referem mais de 300 vítimas mortais entre os índios... Cúmulo do descaro : o Congresso dos EUA atribuiu 20 das suas Medalhas de Honra a outros tantos 'heróis' do 7º de Cavalaria, que ajudaram a massacrar as vítimas indefesas de Wounded Knee. Incrível, mas verdadeiro !
«MAIL ORDER BRIDE»


«STAGECOACH EXPRESS»


«WYOMING RENEGADES»


«GOLD RAIDERS»


sábado, 17 de setembro de 2016
'WESTERN ART' À MANEIRA DE JACK SORENSON

Esta belíssima tela, da autoria do artista norte-americano Jack Sorenson, mostra a reação de um cavalo assustado por um relâmpago. O salto inesperado projecta o temeroso animal e o seu cavaleiro para um inesperado 'voo', que valeu a esta obra o título de «An Unscheduled Flight» ('Um Voo Imprevisível'). Magnífico. Admirável trabalho !
ARIZONA FLAG (SIGNIFICADO)

(*) Os primeiros brancos a visitar o Arizona, chegaram ali em inícios do século XVI, integrados nas expedições de Marcos de Niza e de Francisco Vásquez de Coronado.
MUSTANGS...


«CASEI COM WYATT EARP»


CADÊ O NOME DE GEORGE MONTGOMERY ?


sábado, 10 de setembro de 2016
À DÚZIA É MAIS BARATO !



sexta-feira, 9 de setembro de 2016
«A SIERRA NEVADA GUNFIGHT»/«THE SORROW»


«BILLY THE KID»

COLECCIONISMO

quinta-feira, 8 de setembro de 2016
«SHERIFF OF CONTENTION»

«THE GAMBLER, THE GIRL AND THE GUNSLINGER»

«SHAUGHNESSY, THE IRON MARSHALL»

A LEI DAS SÉRIES : «THE PINKERTONS»

quarta-feira, 7 de setembro de 2016
NAS COLINAS NEGRAS (BLACK HILLS)


As Colinas Negras (que ocupam um território que se estende dos actuais estados do Dacota até ao Wyoming) são consideradas pelos peritos como uma anomalia geológica, pois, pela sua natureza, são apontadas como parte integrante das Montanhas Rochosas, embora se situem a grande distância desta cordilheira. Este rico território (os índios descreviam-no como «uma grande ilha de árvores num mar de erva») foi visitado pela primeira vez pelo homem branco em 1743; pela expedição do explorador francês Pierre Gaultiers, senhor de Varènnes. Perante a cobiça dos 'rostos pálidos', a nação Sioux assinou vários tratados com representantes do governo de Washington; que os traiu todos. Como para desculpar-se dessa verdade histórica, a Corte Suprema dos Estados Unidos da América reconheceu, em 1980, que as Colinas Negras (Black Hills) foram arrancadas ilegalmente aos seus legítimos proprietários e que lhes deveriam ser restituídas... Conversa para 'pele vermelha' ouvir. Naturalmente !




As colinas negras distinguem-se pela sua diversidade paisagística e foram famosas, outrora, pela grande variedade e quantidade de espécies cinegéticas (nomeadamente bisontes), que garantiam o sustento (mas não só) das famílias ameríndias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)