quinta-feira, 3 de abril de 2014
GLENN FORD, UM DOS GRANDES NOMES DO CINEMA WESTERN
Originário do Canadá, país onde nasceu em 1916, Glenn Ford (Gwyllyn Samuel Newton Ford, de seu verdadeiro nome) tinha apenas 8 anos de idade, quando a sua família fixou residência na Califórnia. Fez estudos clássicos em Santa Mónica e, atraído pela arte de Talma, integrou vários grupos de teatro da região de Los Angeles. Começou a trabalhar em Hollywood -sonho de todos os jovens americanos do tempo- em 1939, rodando o seu primeiro filme («Heaven with a Barbed Wire Fence») sob a direcção de Ricardo Cortez. 1939 foi muito importante para Glenn Ford, visto também ter sido o ano em que ele optou pela nacionalidade norte-americana. Pouco tempo depois, após o ataque japonês contra a base de Pearl Harbour, o actor que aqui evocamos seguiu o exemplo de muitos camaradas de ofício e assentou praça na armada (US Navy Corps Reserve) como voluntário. Serviu nas bases de Quantico (Virginia) e de San Diego (Califórnia). Quando terminou o seu compromisso com a marinha (em 1970), o actor tinha atingido o posto de capitão. Entretanto, e simultaneamente, Ford tivera tempo para construir parte substancial da sua carreira... Em matéria de westerns -pois é isso que aqui nos interessa muito especialmente- refiro que constam da sua filmografia umas duas dúzias de títulos do género. Alguns deles marcaram a História do cinema dito de cowboys; como aliás se poderá constatar através da consulta da lista que aqui tenho o prazer de deixar à vossa apreciação. E que é a seguinte :
01- «TEXAS» («Texas», de George Marshall, 1941);
02- «UMA MULHER DE ARMAS» («Go West Young Lady», de Frank R. Strayer, 1941);
03- «BANDIDOS» («The Desperadoes», de Charles Vidor, 1943);
04- «PENA DE TALIÃO» («The Man from Colorado, de Henry Levin, 1948);
05- «OIRO MALDITO» («Lust for Gold», de S. Sylvan Simon, 1949);
06- «MENSAGEM DE RENEGADOS» («The Redhead and the Cowboy», de Leslie Fenton, 1951);
07- «O SEGREDO DO EVADIDO» («The Secret of Convict Lake», de Michael Gordon, 1951;
08- «INVASORES» («The Man from the Alamo», de Budd Boetticher, 1953);
09- «HOMENS VIOLENTOS» («The Violent Men», de Rudolph Maté, 1955);
10- «JUBAL» («Jubal», de Delmer Daves, 1956);
11- «A VIDA OU A MORTE» («The Fastest Gun Alive», de Russell Rouse, 1956);
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12- «O COMBOIO DAS 3 E 10» («3:10 to Yuma», de Delmer Daves, 1957);
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13- «COMO NASCE UM BRAVO» («Cowboy», de Delmer Daves, 1958);
14- «O IRRESISTÍVEL FORASTEIRO» («The Sheepmam», de George Marshall, 1958);
15- «CIMARRON» («Cimarron», de Anthony Mann, 1960);
16- «AVANÇAR PARA A RECTAGUARDA» («Advance to the Rear», de George Marshall, 1964);
17- «DOIS INCORRIGÍVEIS TEIMOSOS» («The Rounders», de Burt Kennedy, 1965);
18- «BATALHA SEM REGRESSO» («A Time for Killing»), de Phil Karlson, 1967;
19- «O PISTOLEIRO DO RIO VERMELHO» («The Last Challenge», de Richard Thorpe, 1967);
20- «???» («Day of the Evil Gun», de Jerry Thorpe, 1968);
21- «???» («Smith !», de Michael O'Harlihay, 1969);
22- «O CÉU À MÃO ARMADA»* («Heavem with a Gun», de 1969);
23- «SANTEE - O CAÇADOR DE RECOMPENSAS»* («Santee», de Gary Nelson, 1973);
24- «???» («Border Shootout», de Chris McIntyre, 1990).
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A esta lista de títulos (que eu julgo ser exaustiva) podem juntar-se «Cade's County», uma série western da televisão, com acção decorrente no Oeste de meados do século XX, e «The Sacketts», uma mini-série televisiva que conheceu grande sucesso no seu tempo. Refiro ainda, que os títulos assinalados com um triplo ponto de interrogação não existem (estou quase certo disso) em Portugal; e que aqueles que são seguidos de um * são títulos exclusivamente brasileiros. Enfim, presumo eu.
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Glenn Ford faleceu no dia 30 de Agosto de 2006, com a venerável idade de 90 anos. Os westernófilos (e todos os outros seus admiradores) nunca mais o esquecerão.
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