sábado, 9 de fevereiro de 2013

JOHN S. CHISUM, O REI DO GADO

John S. Chisum foi um dos maiores ganadeiros do Oeste americano. Originário do Tennessee, onde nasceu no ano de 1824, este homem empreendedor e tenaz estabeleceu-se no território do Novo México (depois de uma breve passagem pelo Texas), onde, com apenas 30 anos de idade, já era proprietário de um vastíssimo rancho e de 10 000 cabeças de gado. Número que ele foi aumentando, progressivamente, até as suas manadas serem constituídas (por volta de 1875) por 80 000 bovinos ! Para se ocupar de todos esses animais, Chisum chegou a empregar mais de 100 cowboys. A sede do seu rancho e seu principal lugar de habitação situava-se em Bosque Grande, no condado de Lincoln, a cerca de 65 km de Fort Sumner. São quase lendárias as peripécias que presidiram à abertura da pista que tem o seu nome, as suas escaramuças com ladrões de gado vindos do México e a famosa Guerra do Condado de Lincoln, que mobilizou dezenas de pistoleiros e durante a qual Chisum, o seu amigo John Tunstall e o advogado Alexandre McSween enfrentaram -numa luta de morte- os seus rivais Murphy e Dolan.
Esse conflito entre caciques locais provocou vários mortos. E teve a sua continuação quando, em 1880, o poderoso ganadeiro apoiou a eleição para xerife do condado de um certo Pat Garrett; que acabaria por ganhar a celebridade ao abater a tiro, em 1880, vários 'bad boys' implicados na supracitada guerra (Tom O'Folliard, Charles Bowdre, etc) e, em 14 de Junho de 1881, o temível Billy the Kid; que até fora seu companheiro de tropelias e servira fielmente o rancheiro John Simpson 'Jinglebob' Chisum. Uma ilustre figura da saga westerniana, que se finou, em consequência de um tumor maligno, no ano de 1884. O nosso cinema preferido dedicou vários filmes à história e intervenção deste poderoso 'cattle baron' na História do Oeste. Andrew V. McLaglen até lhe consagrou um filme («Chisum», 1970), que teve na pessoa de John Wayne a encarnação do famoso rancheiro do Novo México. 

1 comentário:

  1. Curiosidade: o filme que consagrou a figura de John Chisum, intitulada "Chisum, o Senhor do Oeste", com John Wayne, vai ser exibida na RTP Memória na "Noite de Cinema" deste Domingo.

    ResponderEliminar