terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

«O COMBOIO DAS 3 E 10»


Pensando bem, «O COMBOIO DAS 3 E 10» («3: 10 to Yuma») é, de todos os westerns realizados por Delmer Daves -que foram muitos e bons- o meu preferido. É uma fita que eu coloco nos 'píncaros da lua', já que a incluo, sem remorsos, no 'top 15' das minhas películas (do Oeste) de eleição. Neste filme tudo me fascina : a história daquele modesto e bravo rancheiro que vai correr riscos tremendos para salvar a sua terra e o seu gado ameaçados pela seca e, igualmente, para se valorizar aos olhos dos seus próprios familiares, que, por momentos, parecem duvidar das suas capacidades de pai e de cidadão. Mas aprecio, também, a qualidade técnico-artística desta película, dirigida com mão de mestre, com bons actores (Glenn Ford, Van Heflin, Patricia Farr...) e que se impõe pela sua plástica perfeita (a fotografia a preto e branco de Charles Lawton Jr. é magnífica) e pela sua música -assinada por George Duning- que é inesquecível. Produzido para a Columbia Pictures, «O COMBOIO DAS 3 E 10» (que se chama no Brasil «Galante e Sanguinário») tem uma duração de 92 minutos e já está editado em DVD na maioria dos países europeus. Em Portugal, contudo, ainda se espera pela sua comercialização. Vá lá saber-se porquê ?

2 comentários:

  1. Curiosidade: o filme já está em circulação em Portugal, foi editado em DVD pela Sony, e os exemplares já estão esgotados.

    ResponderEliminar
  2. Que pena não se proceder à sua reedição... Aqui há umas semanas atrás, adquiri um 'Blu-ray' editado em Espanha com uma magnífica cópia deste filme. Que tem a particularidade de estar legendada em língua portuguesa. Custa no país vizinho (ou nos sítios 'on line' da DVDgo e de outras lojas virtuais) a bagatela de 12 euros. Curiosamente, mostrei ontem esta cópia a um amigo, que só conhecia o recente 'remake' desta fita; que eu considero (apesar das modernices) muito inferior à obra original de Delmer Daves. Cumprimentos.

    ResponderEliminar