segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

«LOBOS DO MISSOURI», Nº 7 DA COLECÇÃO BÚFALO, PUBLICAÇÃO WESTERN DA A.P.R.

Nas décadas de 50 e 60 do passado século, a Agência Portuguesa de Revistas (uma editora da capital) publicava várias colecções de romances populares consagradas a vários géneros : policial, romântico, espionagem, ficção-científica, western, etc. Eram livrinhos de bolso, que saíam -quinzenal ou mensalmente- com uma regularidade espantosa e que tinham uma clientela fiel nos jovens do tempo e naquelas pessoas (adultas) pouco dadas à leitura dos clássicos. Que elas consideravam serem livros chatos e criticavam por terem muitas páginas... Isto, por oposição aos tais livrinhos -das colecções F.B.I., Pimpinela ou Búfalo, que se liam de um fôlego e que não exigiam qualquer esforço intelectual. Confesso que, também eu, li muitos desses sucessores da velha literatura de cordel. E, alguns eles, até com muito entusiasmo e com muito agrado. Simplesmente por relatarem aventuras que empolgavam o adolescente que eu era e porque os da supracitada colecção Búfalo (e também da colecção Bisonte e afins) me mergulhavam no universo do western, pelo qual, desde muito cedo, eu senti uma real atracção.
Curiosamente, ainda guardo na recordação (sem ter retido os detalhes) do nº 7 da colecção Búfalo, publicado em 1954, mas que eu li uns anos mais tarde, quando já contava os meus 14/15 anos de idade. Recordo-me do título e do seu autor, que eram, respectivamente, «Lobos do Missouri» e Chas Logan. Muitas vezes procurei este despretensioso livrinho junto dos alfarrabistas de Lisboa, que ainda transaccionam este género de relíquias. Sempre em vão. Mas que ainda hoje gostaria de o encontrar e de relê-lo, lá isso gostaria !...    /////////////      As ilustrações anexada a este 'post' mostram dois livros das colecções mencionadas e editados, em meados do século passado, pela também referenciada Agência Portuguesa de Revistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário