quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

«ASSIM SÃO OS FORTES»

Este arrebatador western tem a assinatura do conceituado William A. Wellman, que o realizou em 1951. Conta-nos uma história de caçadores de peles (de castores), que se aventuram numa região recuada e inóspita das Montanhas Rochosas para fazer fortuna. O líder desse grupo de homens destemidos é Flint Mitchell (cujo papel é aqui interpretado por Clark Gable), que desposa a formosa Kamiah (Maria Elena Marques), filha de um chefe índio; e que, por causa desse matrimónio, passa a gozar da protecção especial da tribo. Mas, um grupo de guerreiros, entre os quais se encontra o belicoso Iron Shirt (Ricardo Montalban), continua a hostilizar os brancos, que eles consideram intrusos e acusam de pilhar o seu petrimónio cigenético. A situação vai agravar-se com a morte do velho caudilho dos Nez Percés e a inevitável ascensão hierárquica de Iron Shirt...
Longe do bulício habitual das cidades novas do Oeste e dos seus agitados e fumarentos 'saloons', «ASSIM SÃO OS FORTES» («Across the Wide Missouri») é um western quase bucólico, que tem por quadro as terras vírgens do norte do Colorado e as suas imensas florestas, onde, em 1830, poucos brancos se haviam aventurado. Esta película de grande beleza plástica, acentuada pela qualidade luxuriante do TechniColor, é uma descrição apaixonante da vida dos 'trappers' de início do século XIX, a exaltação dos grandes espaços e, também e ainda, um soberbo hino ao amor que acontece, floresce e morre entre um homem branco e uma mulher autóctone.
Enfim, «ASSIM SÃO OS FORTES» é uma obra original e rara, cuja cópia muitos westernófilos portugueses ainda esperam. Eu tenho a sorte de possuir um DVD de grande qualidade editado em França há já algum tempo; que me permite ver e rever uma obra verdadeiramente original da filmografia de Wellman e do bom cinema hollywoodiano de início da década de 50 do passado século. «ASSIM SÃO OS FORTES» tem o mesmo título no Brasil e uma duração de escassos 78 minutos. Conta com a participação (para além da dos actores já citados) de John Hodiak, Adolphe Menjou, J. Carroll Naish, Jack Holt, Alan Napier, George Chandler, James Whitmore, etc. Iconografia (de cima para baixo) : um dos cartazes originais do filme; cena da fita em apreço com Clark Gable ao centro; a actriz mexicana Maria Elena Marques, no papel da bela Kamiah.

Sem comentários:

Enviar um comentário