terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ZANE GREY E O ROMANCE WESTERN

Apaixonado pela História e pela lenda do Oeste selvagem, Zane Grey (1872-1939) escreveu inúmeros romances e novelas (mais de 60) sobre esse tema; obras que constituem o essencial da sua prosa. Uma prosa colorida, ágil, fácil de ler, que fascinou milhões de leitores do mundo inteiro. Muitos desses seus romances e novelas foram, por outro lado, aproveitados pelo cinema e pela TV, que os transformou em filmes e séries vistos, entusiasticamente, por todos os amadores do género western, mas não só. Zane Grey, natural do Ohio, era descendente de uma família de pioneiros originários de Inglaterra, que chegou ao Novo Mundo no século XVII. Entre os seus ascendentes masculinos, houve gente que se bateu durante as guerras contra os índios, durante a Guerra pela Independência e aquando da Guerra de Secessão.
Inspirado pelas recordações deixadas pelos seus antepassados e por algumas viagens que, ele próprio, fez ao Oeste, o escritor (dotado de um espírito muito inventivo) consagrou a sua vida -depois de ter feito estudos na universidade da Pensilvânia, onde se licenciou em odontologia- a divulgar a saga westerniana. O Oeste fascinava-o tanto, que, em 1918, foi viver com a família para a Califórnia; estado onde escreveu parte substancial da sua obra, depois de ter deambulado por alguns dos sítios mais emblemáticos do Oeste : pais Navajo (no Arizona), estados do Oregon, de Washington, Wyoming, etc. Pescador e caçador inveterado, era capaz de fazr viagens longínquas para dar asas à sua paixão. Foi nomeadamente à Nova Zelândia, à Austrália e a Taiti, por exemplo, onde recolheu matéria para vários livros, que escreveu sobre esses seus 'hobbies'.
A propósito da sua obra adaptada ao cinema, refiro que «Raiders of the Purple Sage» foi o seu primeiro romance a conhecer os ecrãs das salas obscuras. Considerada fácil, a sua obra foi muito atacada pelos críticos literários do tempo, facto que suscitou (em 1923) uma resposta de Zane Grey, através da publicação de um opúsculo de 20 páginas intitulado «My Answer to the Critics», onde ele afirmou não haver incompatibilidade entre o quadro westerniano e a boa literatura e os convidou (os críticos) a pedir a opinião dos seus inúmeros leitores sobre os seus livros. Zane Grey morreu (milionário) a 23 de Outubro de 1939 na sua casa de Altadena, na Califórnia, de uma insuficiência cardíaca. O seu corpo foi transladado para o cemitério da União, em Lackawaken (Pensilvânia), onde repousa. As fotorafias representam, de cima para baixo : Zane Grey numa fase madura da sua vida de homem e de escritor; Zane Grey com uma amiga visitando Monument Valley, no Arizona; capa de um dos muitos livros de Zane Grey traduzidos em língua portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário