sexta-feira, 2 de novembro de 2012

«A MÁSCARA DE UM FUGITIVO»

O western «A MÁSCARA DE UM FUGITIVO» é, quanto a mim, o melhor filme da carreira de Paul Wendkos. Praticamente desconhecida, mesmo dos amadores do género, esta simpática fita, realizada em 1959, tem como principal protagonista um astuto foragido (cujo papel é interpretado, e muito bem, por Fred MacMurray), que consegue passar através das malhas que a polícia estende par o capturar, chegando ao ponto de se integrar na patrulha que o persegue. Regenerado, graças ao amor de uma mulher, o fora-da-lei acaba por prestar um serviço de grande importância para a comunidade (onde ele agora vive e se quer integrar plenamente), valendo-lhe esse gesto de boa vontade a clemência dos juízes e a compreensão dos seus concidadãos. Tenho uma cópia gravada, aqui há uns anos atrás, num canal português de televisão por cabo. Mas uma versão DVD do comércio seria benvinda. Sobretudo porque se trata de um filme com qualidade indubitável.
Com uma calma absoluta, o cadastrado Jim Larsen/Ray Kinkaid (Fred MacMurray, à esquerda na foto) participa nas operações policiais que hão levar à sua própria detenção. Esta fita é baseada na ficção «Long Gone», da autoria de Peter Dawson, prolífico autor, que escreveu 120 contos e novelas de sabor western. A fita foi produzida pela Columbia Pictures e tem, no seu elenco artístico, os nomes de Lin McCarthy (no papel do xerife), Dorothy Green (Ellen), Alan Baxter (Reed Williams) ou de James Coburn (Purdy). A belíssima fotografia (a cores) foi assinada por Willfred M. Cline e a música de fundo foi composta pelo conceituado maestro Jerry Goldsmith. «A MÁSCARA DE UM FUGITIVO» tem uma duração de 81 minutos.

Esta película já tem uma merecida edição DVD no Brasil, país onde se intitula «AUDÁCIA DE UM FORASTEIRO». Como já acima referi, este filme (de qualidade para uma modesta série B) é quase anónimo, mesmo junto dos westernófilos. Daí a necessidade (e, porventura, a vantagem em termos financeiros) de lançar, no nosso país, uma cópia DVD, devidamente legendada na nossa língua. Não se exige mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário