domingo, 11 de novembro de 2012

PERIGOSO 'GRIZZLY'


O possante urso pardo das Montanhas Rochosas (Ursus arctos horribilis) é, porventura e desde sempre, o animal mais feroz da fauna norte-americana. Caçador solitário, o também chamado 'grizzly', não teme nada nem ninguém e, ainda hoje, faz vítimas entre os turistas (mas não só), que imprudentemente se aventuram no seu território. Animal de grande corpulência (um macho pode pesar até 380 kg), dotado de garras poderosas, o 'grizzly' vagueou, outrora, do Alasca até à fronteira mexicana. Hoje já não existe na Califórnia (estado que o usa -como símbolo- na sua bandeira) e está ausente de praticamente todo o sudoeste dos Estados Unidos.
O cinema western consagrou à ferocidade do urso pardo das Rochosas alguns filmes memoráveis. Assim, de repente, estou a lembrar-me de «O PIONEIRO» («The Night of the Grizzly», de Joseph Pevney, 1966), de «UM HOMEM NA SOLIDÃO» («Man in the Wilderness», de Richard Sarafian, 1971) e da extraordinária película «O URSO» («The Bear», de Jean~Jacques Annaud, 1988). Em todos ele transparecem sinais da sua extraordinária robustez, do seu grau de agressividade e do medo que este animal inspira aos humanos; que são, afinal e graças às armas que inventaram, os seus únicos predadores.
Os títulos brasileiros das películas acima referenciadas são, respectivamente, «Satã, o Urso Cinzento» (para o filme de Pevney), «Fúria Selvagem» (para o filme de Sarafian) e «O Urso» (para o filme de Jean-Jacques Annaud). O cartaz com o título «Le Convoi Sauvage» é de origem francesa e promove o filme com as aventuras (e a ressurreição) do caçador Zachary Bass, que o ataque, quase letal, de um gigantesco 'grizzly' transformou num outro homem. Recomendo vivamente a todos os westernófilos o visionamento desta extraordinária película (assim como o das outras), que conta com as excelentes participações de Richard Harris e de John Houston.

Sem comentários:

Enviar um comentário