quinta-feira, 1 de novembro de 2012

«O PISTOLEIRO ROMÂNTICO»


Estreado em 1949, este soberbo western de Henry King é, sem dúvida, uma das melhores obras do seu realizador e, também, uma das mais belas películas da filmografia de Gregory Peck. Actor que aqui interpreta o papel de Jimmy Ringo, um pistoleiro profissional, cansado do seu passado de violência. E que decide arrumar as armas, para se consagrar, definitivamente, ao papel de chefe de família, junto de uma mulher que ele havia abandonado e do filho de ambos. Mas a fama de 'mais rápido atirador do Oeste' persegue-o, e Ringo acaba por sucumbir aos tiros de um jovem desmiolado. A quem o herói moribundo vai prognosticar as mesmas angústias, a mesma ansiedade, com as quais ele teve de partilhar a sua existência de homem temido e acossado. O papel de aventureiro fatigado assenta como uma luva na pessoa de Peck, que raramente vimos tão humano e tão dramático.

Esta cena de «O PISTOLEIRO ROMÂNTICO» mostra um Jimmy Ringo (Gregory Peck) plácido, afrontando um jovem (encarnado pelo actor Skip Homeier); que, impúdica e imprudentemente, o desafia para um duelo... que terá consequências funestas. A fita conta, ainda, com a presença de outros comediantes conhecidos, entre os quais figura Karl Malden; que vemos nesta fotografia no papel do 'barman'.
«O PISTOLEIRO ROMÂNTICO» («The Gunfighter») ainda não tem, infelizmente, uma cópia videográfica editada em Portugal. Contrariamente ao que já aconteceu no Brasil (onde o filme se intitula «O Matador»), em Espanha («El Pistolero», tradução fiel do título original) ou em França, país onde, curiosamente, o filme foi exibido comercialmente com dois títulos diferentes : «La Cible Humaine» e «L'Homme aux Abois». Este western clássico foi filmado a preto e branco para a companhia 20th. Century-Fox e tem uma duração de 84 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário