sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BARBARA STANWYCK, HEROÍNA DE WESTERNS

O universo do western é, essencialmente, masculino. Com alguma má fé, até poderíamos dizer que este género cinematográfico é, particularmente, machista. A verdade é que raros são os filmes ambientados no Oeste americano que têm por figura central uma mulher. Há, bem entendido, o emblemático caso de «Johnny Guitar», com Joan Crawford, e mais uns poucos; que se podem contar pelos dedos de uma mão... Curiosamente, quase todas essas honrosas excepções são protagonizadas pela actriz que hoje aqui queremos (muito brevemente) homenajear : Barbara Stanwyck. Da sua vasta filmografia western, estou a lembrar-me de «Aliança de Aço» (DeMille, 1939), de «Almas em Fúria» (Mann, 1950), de «A Rainha da Montanha» (Dwan, 1954), de «Homens Violentos» (Maté, 1955), «A Rainha do Mal» (Kane, 1956) ou de «Trooper Hook». Tenho cópias de todos estes filmes (e até de todos os outros westerns que aqui não cito) desta estimável artista. Que era uma mulher de carácter, como aliás transparece em muitos dos papéis que ela interpretou.
Gosto particularmente de «Almas em Fúria» -onde ela encarna a figura de Vance Jeffords, a herdeira rebelde de um poderoso e despótico rancheiro; que ela acaba por levar à ruína- gosto de «Homens Violentos» -onde Barbara, num dos seus melhores trabalhos de sempre, representa o papel da infiel e sôfrega Martha Wilkinson, que, para satisfazer as suas desmedidas ambições, não hesita em desencadear uma guerra contra os seus vizinhos- e gosto, também, de «A Rainha do Mal», onde o seu papel de quadrilheira, não é tão consistente como os que ela assumiu nas duas fitas referenciadas, mas que se destaca como a figura fulcral de uma película que tem fotografias de exteriores muito bonitas e uma música (de Victor Young) verdadeiramente sublime. Que viva Barbara ! ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Cartaz francês do filme «Homens Violentos» («The Violent Men»). Nesta memorável película de Rudolph Maté (1955), Barbara Stanwyck interpreta um dos mais antipáticos papéis da sua carreira cinematográfica : o de Martha Wilkinson. O cartaz mostra os outros dois grandes comediantes do elenco : Edward G. Robinson (que na fita desempenha o papel de Lew, o marido deficiente e atraiçoado de Martha) e Glenn Ford, no papel de um jovem rancheiro, que, apesar de enamorado da filha dos Wilkinson, está decidido a não se deixar esbulhar das suas terras e dos seus direitos de cidadão. E que vai lutar até à morte (dos seus rivais) para preservá-los.

3 comentários:

  1. Uma grande actriz de sempre da história do cinema e teatro americanos. A minha avó falava-me e muito desta actriz, que também se tornou famosa em Portugal com o western dos anos 30 "As Aventuras de Annie Oakley", e num filme onde ela foi mais célebre; o filme dramático de 1953 "Titanic" com Clifton Webb, que foi a primeira adaptação americana para cinema do desastre do Titanic, cujo filme marcou a minha avó e emocionou muitos portugueses. Gostei muito de a ver no filme "Homens Violentos" com Glenn Ford e Edward G. Robinson. Uma das mais célebres de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabulosa actriz, com efeito, que foi talvez a única que deixou uma marca forte e indelével no cinema western. Que, como eu disse e repito, é um género eminentemente machista, onde as mulheres, salvo raras excepções, se limitam a 'enfeitar' os ecrãs. Barbara Stanwyck foi uma das raras excepções. E, para mim, «Homens Violentos» foi o seu melhor filme de cowboys de sempre.

      Eliminar
  2. Boa tarde…..tudo bem ....gostaria de saber se vc por acaso se vc. teria ou conhece alguem que tenha o seriado(the outcasts) os violentos ou dois contra o oeste 1968 com corel e jemal um homem preto e um branco. E o seriado chamado GUNSMOKE..(matt dillon) ou se vc tem contato com algum colecionadores antigos da epoca...gostaria de comprar ou fazer..troca...voce que escolhe ou fazer trocas ou venda...(intercambio).episodios dublados antigos....podem ser em vhs antigas.. Ou gravados em dvd..nao tem problema...telecinados em preto e branco...ou em peliculas 8mm ou 16mm..nao tem problema.....meu email odairrp76@gmail.com ou meu zap 17-981082922.tim e 17 -991082367claro..att.jose....fico no aguardo e obrigado pela sua gentileza…..


    OS VIOLENTOS OU DOIS CONTRA O OESTE.(COREL E JEMAL).


    GUNSMOKE…..(MATT DILLON).


    SE VOCE TIVER OU CONSEGUIR ALGUM EPISODIO DUBLADO EU COMPRO OU FAÇO TROCA BLZ…..

    SE VC CONSEGUIR OS EPISODIOS DUBLADOS ..ME PASSA A LISTA DOS EPISODIOS DUBLADOS BLZ….FICO NO AGUARDO...OBRIGADO PELA ATENÇAO..FICA COM DEUS….

    ResponderEliminar