segunda-feira, 12 de novembro de 2012

EDIÇÃO DE WESTERNS EM ESPANHA


No passado fim-de-semana fui dar mais uma volta a Badajoz. Uma cidade importante da Extremadura espanhola, que se encontra a 1 hora de automóvel da aldeia do Alto Alentejo onde resido. Para encontrar de tudo, essa cidade é uma alternativa interessante a Lisboa, cuja distância da minha terra é o dobro em número de quilómetros e... em litros de gasolina. Confesso que, quando me desloco àquela cidade raiana banhada pelo rio Guadiana, é (também) com o intuito de ali adquirir DVD's com cópias de westerns que nunca foram editados em Portugal. A maioria desses filmes não é legendada em português, mas eu entendo perfeitamente (sem me gabar) o castelhano, sobretudo escrito. E, assim sendo, tenho por hábito ver as ditas películas em V.O. e de recorrer à legendagem na língua de Cervantes. E estou satisfeito ! Estou contente com o resultado obtido (uma boa compreensão do que dizem as personagens das fitas) e também com os preços praticados naquele país vizinho. Só assim me é possível, aliás, conciliar a minha magra pensão de reforma com a legítima ânsia de ampliar a minha colecção de cinema western. Com fitas 'made in Hollywood', naturalmente, pois os produtos locais ('made in Almeria') ou resultantes de parcerias hispano-italianas não me interessam minimamente. Desta vez, comprei (por apenas 8,29 euros !) uma edição 'Blu-ray' de «UN HOMBRE LLAMADO CABALLO» («A Man Called Horse» = «O Homem a Quem Chamaram Cavalo», de Elliot Silverstein, 1969) e cópias DVD de quatro raridades : «LA CARGA DE LOS INDIOS SIOUX» («The Great Sioux Uprising» = «Fúria Selvagem», de Lloyd Bacon, 1953),  «EL EXPLORADOR DE LA FRONTERA» («Quincannon, Frontier Scout», de Lesley Selander, 1956 ), «LA SENDA DEL TOMAHAWK» («Tomahawk Trail», de Lesley Selander, 1957) e ««LOS REBELDES DE KANSAS» («The Jayhawkers» = «Senda de Gigantes», de Melvin Frank, 1959). Uma sorte ter Espanha aqui por perto, para poder beneficiar de preços que, para nós, parecem de favor, tal a carestia da vida em Portugal; nomeadamente nas regiões do interior, onde os salários são realmente mínimos e as pensões de reforma (que deveriam recompensar uma vida inteira de trabalho, de dedicação, de sacrifícios) são um verdadeiro escândalo. Mas, temos que, resignadamente (até quando ?), aceitar isto. Porque o dinheiro que nos sacam serve para assegurar o bem-estar (desculpem o eufemismo e, já agora o desabafo) de toda uma cambada de governantes gulosos e incompetentes, que andam a arruinar esta velhinha (quase milenar) nação que é a nossa. Eles sim, vivem acima das possibilidades do país ! -E não quem produziu riqueza durante décadas e que está agora a sobreviver com migalhas. Este palavreado tem mesmo a ver com aquela nossa máxima que diz : «as palavras são como as cerejas...». Enfim, para voltar à vaca fria, ou melhor ao assunto que serve de tema e que justifica a manutenção deste blogue, quero dizer, para terminar, que em Espanha se editam, todos os anos, várias dezenas de cópias de westerns; alguns raros como as acima enunciados. De vez em quando, publicarei aqui as referências de alguns deles e o interesse que têm para os apaixonados destas 'coisas'.

Sem comentários:

Enviar um comentário