segunda-feira, 12 de novembro de 2012

INSIGNE FREDERIC REMINGTON


Frederic Remington (1861-1909) foi um dos mais insignes artistas norte-americanos do seu tempo. Além de pintor, ilustrador, escultor e cronista, Remington foi também um infatigável viajante, que percorreu todo o Oeste americano (mas não só), onde encontrou a inspiração para grande parte da sua obra. Pintou e/ou desenhou cowboys, exploradores, militares, personagens ligadas à história do Far West, povos ameríndios, cenas da vida quotidiana dos pioneiros e dos autóctones, batalhas e escaramuças entre brancos e pele-vermelhas, paisagens, etc, etc. A sua obra (vastíssima) está espalhadas por inúmeros museus e por ricas colecções particulares.
Filho de um veterano da guerra civil, originário do estado de Nova Iorque, Frederic frequentou um colégio militar, onde se distinguiu, especialmente, a desenhar caricaturas dos seus colegas e professores. Estudou artes na universidade de Yale, mas abandonou o curso. Aos 19 anos de idade fez a sua primeira viagem aos territórios do Oeste, passando algum tempo no Montana. Começou, então, a colaborar com jornais da costa leste, que publicaram as suas crónicas e desenhos. Pareceter sido co-proprietário de um 'saloon' por volta de 1884; que foi o ano do seu casamento. Com responsabilidades familiares, Remington começou a desenhar e a pintar com maior regularidade e com mais afinco, impondo-se rapidamente no mundo artístico.
De regresso a Nova Iorque, o artista passou a colaborar com os famosos «Collier's» e  Weekly Harper», que deram a conhecer a sua obra em todos os Estados Unidos. Quando faleceu em 1909 (com 48 anos de idade e em plena glória), Frederic Remington era um artista consagrado e respeitado no mundo inteiro. E as suas obras aí estão para atestar os seus dons de artista de grande sensibilidade, que ainda foi testemunha do fim da Fronteira; época de fins do século XIX, que viu os pioneiros e os seus filhos a realizar a conquista de um vasto espaço territorial que pertencera, outrora, à raça vermelha; que o artista respeitou e perenizou nos seus desenhos, nas suas telas, nas suas esculturas. /////// Títulos da obras que ilustraram este texto : «The Scout : Friends or Enemies ?» (tela) e «Bronco Buster» (escultura).

Sem comentários:

Enviar um comentário