domingo, 9 de dezembro de 2012

A FUNDAÇÃO DA CIDADE DE QUEBEQUE

Este bonito selo de correio foi emitido, em simultâneo, pelas administrações postais de França e do Canadá. Evoca a fundação da cidade do Quebeque no já longínquo ano de 1608. A região onde hoje se ergue a bonita e histórica urbe, nas margens do poderoso rio São Lourenço, foi explorada por Samuel Champlain -considerado o 'Pai da Nova França'- que ali estabeleceu a primeira colónia gaulesa com carácter permanente. Essa colónia foi composta, na sua fase inicial, por apenas 6 famílias, totalizando 28 pessoas. A região era, ao tempo, povoada por ameríndios dos grupos étnicos Algonquinos e Iroqueses. Tive o privilégio de visitar esta zona do Canadá oriental em 1995 e de percorrê-la (assim como terras da vizinha província do Ontário) durante uma semana. O que é pouco tempo para terra tão vasta, tão rica, tão diversificada. Mas, apesar de tudo, essa viagem deu para apreciar a imensidão daquele país e os seus fabulosos recursos.
A cidade (que é uma das mais antigas de toda a América do norte) é bastante atraente. Foi um prazer percorrer as suas animadas ruas e descobrir monumentos carregados de História. A região também é bastante charmosa. Estou-me a recordar de uma visita à ilha de Orleães (onde almocei numa típica 'cabane à sucre') e de uma outra a um sítio fabuloso : as cataretas de Montmorency. Também gostei muito de fazer uma visita à reserva dos Hurons, que fica próxima da capital histórica do Canadá francófono. Isto sem falar de passagens (mais ou menos demoradas) por Montreal, por Trois Rivières, etc. Também estive no Ontário, onde vi cidades e sítios tão interessantes como Ottawa, Kingston, Toronto e Niagara Falls. Tenho saudades dessa terra, onde vi alguns testemunhos da presença (recente) dos Portugueses que a escolheram para ganhar a vida... Mas que ali honram, com o seu trabalho, com a sua honradez, os nossos maiores que também descobriram o Canadá e deram um precioso contributo para a sua História. Estou-me a referir, naturalmente, aos Corte Real, a João Fernandes Lavrador, a Álvaro Martins Homem, a Estêvão Gomes, a Pêro de Barcelos e a outros mais cujos nomes agora não me ocorrem. Que os canadianos (salvo os eruditos) não conhecem, é certo, mas que lá estiveram entre os primeiros navegadores que descobriram as costas da Terra dos Bacalhaus.
A cidade de Quebeque tem, hoje, mais de meio milhão de habitantes. Na foto vê-se o rio Saint Laurent gelado e um dos edifícios mais emblemáticos da cidade : o 'Château Frontenac'. Que é um hotel de grande prestígio e um dos mais caros do Canadá. Não estive lá hospedado (não havia 'massa' para tanto), mas tive ocasião de o visitar. Coisa curiosa, atravessei um dos seus salões cheios de gente, porque lá se celebrava, nessa altura, uma festa de casamento. Tendo imaginado que eu era um dos convidados, alguém me veio oferecer uma taça de champanhe. Que eu declinei, agradecido (e algo atrapalhado), informando que era um intruso, que nada tinha a ver com a boda.

Sem comentários:

Enviar um comentário