terça-feira, 18 de dezembro de 2012

UM LIVRO QUE SE RECOMENDA : «WINTER OF THE HOLY IRON»


Não sei se este livro de Joseph Marshall III já tem tradução portuguesa. Mas se isso ainda não aconteceu, acho mal. E acho mal, porque se trata de um excelente romance, extremamente bem alinhavado por um homem que conhece bem a suas raízes (o autor é um Sioux Brulé, nascido na reserva de Rosebud, no Dacota do Sul) e que, de toda evidência, sabe contar a História e as estórias do seu povo. «WINTER OF THE HOLY IRON» é uma obra, onde o autor se socorre da ficção para ilustrar os valores tradicionais do ameríndio; que valorizava a harmonia entre o homem e o seu habitat, porque respeitando a mãe-natura, esta lhe assegurava a sobrevivência. Em todas as circunstâncias. Contrariamente ao intruso da estória, um homem branco, cujo poder assenta num objecto (uma arma de fogo) e não no conhecimento de um meio que lhe é estranho. A trama deste romance tece-se no Inverno de 1740 e relata o encontro de um 'coureur des bois' francês com um grupo de caçadores Sioux... Epolgante ! Como não domino a língua inglesa, li a tradução francesa deste romance, que se intitula no idioma de Vítor Hugo «L'Hiver du Fer Sacré». Romance que tem quase 500 páginas, mas que se devora quase num instante, de tal modo é (repito-me) interessante a sua leitura.
Joseph Marshall III é um dos grandes escritores norte-americanos com raízes autóctones. E o romance em apreço (que já não é recente) é uma das suas mais belas ficções. Este autor também escreveu obras sobre episódios da História dos Sioux, nomeadamente um relato sobre a memorável batalha de Little Bid Horn, no qual ele expressa (naturalmente) o ponto de vista dos vencedores de Custer. Joseph Marshall III escreveu também para o cinema e para a TV, devendo-se-lhe, entre outros, o guião da admirável mini-série televisiva «Into the West». Que eu, felizmente, tenho na minha colecção de filmes e telefilmes do género western.

Sem comentários:

Enviar um comentário