domingo, 23 de dezembro de 2012

«O LAÇO DO CARRASCO»

Esta película -realizada em 1952 por Roy Huggins- é, com toda a certeza, uma das melhores da filmografia western de Randolph Scott. Actor que, apesar de nunca ter atingido o prestígio de outros actores do seu tempo, não lhes foi inferior. «O LAÇO DO CARRASCO» («Hangman's Knot») conta-nos a história de um grupo de guerrilheiros confederados que assaltou uma diligência carregada de ouro e que dizimou (numa emboscada) a sua escolta de soldados nortistas. Nada de anormal em tempo de guerra. O problema surge quando esses irregulares são informados de que a sua acção decorreu já depois de ter sido assinado o tratado de rendição do general Lee, em Appomatox, e que o seu golpe passa, desde logo, a ser considerado um banal ataque à mão armada, passível de ser julgado severamente por um tribunal civil. Nessas circunstâncias, mas também pelo facto de alguns dos irregulares sulistas cobiçarem e se quererem apropriar dos valores subtraídos ao governo federal, os rebeldes escondem-se numa estação de muda da companhia de diligências; onde acabam por ser cercados por caçadores de recompensas e, também, por gente que ambiciona, pura e simplesmente, apoderar-se do ouro para seu exclusivo proveito.
Excelente fita produzida por Harry Joe Brown (associado de Scott) para a  companhia Columbia Pictures. «O LAÇO DO CARRASCO» beneficia do luxo do TechniColor e tem uma duração de 78 minutos. Que, francamente, nos sabem a pouco. No seu elenco artístico figuram, também, Donna Reed, Lee Marvin, Claude Jarman Jr., Frank Faylen e Glenn Langan. Não sei se este filme já tem edição DVD em Portugal. Se tal não for o caso, informo os interessados que uma excelente cópia é vendida em Espanha (onde a fita se intitula «Los Forasteros»), por um preço irrisório, inferior a 10 euros. E mais informo que esse DVD -que tem legendas em português- pode ser adquirido 'on line'  sem problemas. No site da DVDgo, por exemplo. O título brasileiro desta película é (uma vez não é costume) idêntico ao usado em Portugal.

2 comentários:

  1. A Planeta deAgostino já lançou uma cópia em DVD, e provavelmente deve haver um exemplar publicado pela Columbia à venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto melhor, pois trata-se, realmente, de um western de qualidade extra; que, naturalmente, eu recomendo a todos os amadores do género. E até (porque não ?) a todos os cinéfilos.

      Eliminar