sábado, 22 de dezembro de 2012

«THE IROQUOIS TRAIL»

Esta fita de Phil Karlson é mais um pré-western inspirado pela obra «O Último dos Moicanos». Não é a melhor fita da numerosa série de filmes inspirada pelo conhecido romance de Fenimore Cooper -longe disso- mas merece (como todas as outras, aliás) que lhe consagremos aqui umas linhas e algumas imagens. Apesar de nunca ter sido estreada nas salas de cinema portuguesas. «THE IROQUOIS TRAIL» foi produzida e estreada no ano de 1950. Os principais papéis couberam a George Montgomery, a Brenda Marshall e a Glenn Langan. O filme em apreço tem uma duração de 85 minutos, fotografia a preto e branco e a chancela da sociedade Edward Small Productions. A sua distribuição foi assegurada pela United Artists.
É inútil contar a trama desta fita, que -como toda a gente sabe- se refere às aventuras de Hawkeye, um branco recolhido pelos últimos representantes de uma tribo ameríndia em perigo de extinção : os Moicanos, da região dos Grandes Lagos. Tudo isto, num tempo em que os colonizadores do Canadá -Franceses e Britânicos- se encontravam envolvidos num sangrento conflito de interesses, no qual haviam implicado as nações autóctones.
Contrariamente àquilo que sugerem as vistosas fotografias aqui disponibilizadas (e que se podem ver e apreciar em tamanho maior, clicando-as) esta fita de Phil Karlson foi filmada a preto e branco. Porque, em 1950, a película colorida ainda era reservada a obras com um orçamento mais generoso do que aquele atribuído a «THE IROQUOIS TRAIL». Tenho uma velha e desgastada cópia videográfica deste filme. Que, naturalmente, gostaria de ver substituída por coisa de mais valia, de melhor qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário