sábado, 29 de dezembro de 2012

A LEI DAS SÉRIES : «KUNG FU»

Kwai Chang Caine é um mestiço sino-americano, que recebeu educação religiosa (mas, também, treino de artes marciais) num templo Shaolin. Depois da morte de um dos seus mestres, Kwai mata o responsável pelo crime : um sobrinho do próprio imperador. Ferozmente perseguido pelas autoridades, Kwai foge da China, desembarca num porto californiano e começa, então, uma incessante busca para encontrar os seus familiares americanos. A acção -que decorre por volta de 1870- passa-se, pois, nos territórios do Oeste, onde os chineses são alvo de intolerância racial e de violências de toda a ordem. Muito espectacular, esta série comporta 63 episódios de 52 minutos cada um (à excepção do piloto, que tem uma duração de 75 minutos) , divididos por 3 temporadas. «Kung Fu» caracteriza-se pelos seus 'flash-backs', que mostram a aprendizagem de Kwai junto de mestre Po, o seu mentor invisual.
Produzida na primeira metade dos anos 70 do passado século para a rede de televisão ABC, esta série reproduz um pouco da mentalidade pacifista e tolerante do tempo. A figura central de «KUNG FU» foi excelentemente interpretada por David Carradine (na idade adulta) e por Radamas Pera (enquanto jovem). Pode dizer-se que esta série lançou a moda dos filmes (e telefimes) de artes marciais e provocou, no Ocidente, muitas vocações para  a prática dos desportos de combate orientais. Tenho todos os episódios (em gravações de editor) das 1ª e 2ª temporadas. Uma sequela desta famosa série foi lançada em inícios dos anos 90 com o título «Kung Fu : The Legend Continues».

1 comentário:

  1. Uma bela série que eu gostaria de ver. Em Portugal foi exibida em 1974 com o nome de "O Sinal do Dragão", na RTP, sendo exibida mais tarde em 1994 com o título original, a cores.

    ResponderEliminar