segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SAMUEL COLT INVENTOU O REVÓLVER NUM VELEIRO


Samuel Colt (1814-1862) era filho de agricultores modestos do leste dos Estados Unidos. Sonhava ser marinheiro e, para esse efeito, estudou no departamento naval da Academia de Amherst (Massachusetts). Até ser expulso...por mau comportamento. Não querendo contrariar a sua vocação, o pai autorizou-o a embarcar no veleiro «Corvo» (assim chamado em homenagem à ilha açoriana do mesmo nome ?), que, em 1830, zarpou de Boston com destino ao porto indiano de Calcutá. Durante essa viagem, que durou cerca de um ano, o jovem Samuel esteve particularmente atento aos movimentos da roda do leme; dispositivo que podia girar livremente e ser bloqueado numa posição fixa, se tal o entendesse o seu timoneiro. E, nas horas de lazer passadas a bordo, pensou na possibilidade de adaptar essa técnica às armas de fogo. Que, até então, necessitavam de ser carregadas após o seu primeiro e único disparo. E concretizou, com a ajuda de um canivete, as peças mestras da arma que viria a chamar-se revólver, por alusão ao movimento giratório do barril, a sua câmara de munições.
Samuel Colt regressou ao ponto de partida, nos Estados Unidos, em 1831. E decidiu trabalhar para reunir o dinheiro necessário ao lançamento do seu invento. Diz-se que percorreu vários estados da União promovendo (para que fins ?) a utilização e as vendas do gás nitroso ou hilariante. Com algum dinheiro no bolso, investiu-o na contratação de alguns armeiros, que o ajudaram a realizar vários protótipos de uma pistola de 6 tiros. Que foi patenteada em 1836 no Connecticut. Pouco depois, abriu a sua primeira manufactura de armas, que não teve grande sucesso. Mas, em 1846, Colt recebeu a encomenda -por parte do exército federal- de 1 000 revólveres. Estava-se então em plena guerra contra o México (que duraria até 1848) e esse acontecimento foi vital para a sobrevivência da indústria de armas Colt. Com os benefícios gerados por esse contrato com o exército, Samuel Colt investiu tudo numa nova manufactura, que inovou fabricando peças em grande série e que lhe deu a ocasião de produzir (em 1856) 150 armas por dia. O triunfo da marca Colt (já então a mais importante e prestigiada dos 'states') surgiu com o desentendimento entre estados e o fornecimento de quantidades importantes de revólveres às forças armadas unionistas, durante a Guerra Civil. Samuel Colt faleceu em 1862, quando o conflito fratricida se encontrava no seu segundo ano. Mas deixou nas mãos dos seus sucessores uma das mais poderosas empresas de armamento ligeiro do país e, quiçá, do mundo.

24 comentários:

  1. Grande porcaria hoje quantas vidas não estao entre nos por causa dessas tolices

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande porcaria é essa tua igreja ridícula que só serve pra tirar dinheiro do povo.
      Vai arrumar um emprego de verdade vagabundo.
      E mais uma coisa: armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas. Entendeu ou precisa desenhar ?

      Eliminar
    2. Igreja não tira dinheiro de ninguém.O povo e que da dinheiro a mesma.

      Eliminar
    3. Amigos, arma não mata ninguem, quem mata é o dono dela

      Eliminar
    4. AS ARMAS FORAM INVENTADAS PARA PROTEGER E NAO PARA MATAR, NAO HA DIFERENÇA DA FUNCIONALIDADE DAS ARMAS DE HOJE PARA AS DE ANTIGAMENTE, POIS ESPADAS E LANÇAS OU ATE MESMO PORRETES E OUTROS TIPOS DE FERRAMENTAS PARA DEFESSA OU CAÇA USADAS POR INDIVIDUOS MAL INTENCIONADOS CAUSAVAM O MEMSO ESTRAGO OU ATE MESMO PIOR DO QUE AS ARMAS DE FOGO.

      Eliminar
    5. De qualquer maneira o revólver e um bem mau empregado, não vou crítica uma igreja evangélica genuína, que nos ensina sobre Jesus, você quê criticou a igreja evangélica, não mim importa se pedem dinheiro ou não eu não sou obrigado a nada e ainda assim eles mim ensinao sobre Jesus, quem é obrigado a dar o que tem é quem tem um revólver apontado para ele e lá nimquem usa revólver

      Eliminar
    6. Um cara que escreve mim ensinao kkkkk é levado no bico nessas caça níqueis chamadas igrejas

      Eliminar
  2. Uma arma não atira sozinha, devemos temer o homem, e não a arma.

    ResponderEliminar
  3. Uma arma não atira sozinha, devemos temer o homem, e não a arma.

    ResponderEliminar
  4. De acordo Mateus Cardozo. A religião - qualquer que seja ela, cristã, hinduísta, islamita, zoroastrista, judaica, é o "ópio do povo" como dizia o grande filósofo Marx, apesar de não gostar do marxismo. Valeu!

    ResponderEliminar
  5. Se não existisse armas não teria como um idiota tirar a vida de outro com a mesma .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pode matar com qualquer coisa, com a mão, pé, pedra, faca, porrete, veneno, alfinete, clips, caneta, etc..Antes das armas de fogo como faziam a guerra? Porretes,lanças, facas, flechas, Catapultas, veneno, fogo..etc....sempre tem uma maneira...

      Eliminar
    2. Não cai uma folha da árvore que não seja permissão de Deus...

      Eliminar
  6. Se não existisse armas não teria como um idiota tirar a vida de outro com a mesma .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkkk na bíblia houveram mortes por pedradas, ou não?

      Eliminar
  7. Lamento, muito sinceramente, que este 'post' tenha levantado tanta polémica e até alguns comentários inconvenientes por parte de certos visitantes do blogue. Não foi minha intenção fazer aqui a apologia das armas de fogo e da violência que estas possam engendrar, como é fácil depreender pela leitura atenta do texto em causa. Limitei-me a contar um facto histórico. Também sou contra a violência ocasionada pelo uso abusivo das armas de fogo. Violência que, obviamente, não começou com a invenção de pistolas e de canhões. Nem tampouco com armas mais primitivas. Os seguidores da Bíblia sabem-no melhor do que ninguém, pois já terão lido e comentado a triste história de Caim e de Abel... Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  8. Só falta culpar Deus por colocar as pedras no planeta, q foram usadas como armas na antiguidade. Existem ferramentas. O q muda, é como cada um aplica suas características.
    Um galho pode ser usado para ver a profundidade d um lago ou para matar alguém.

    ResponderEliminar
  9. Só falta culpar Deus por colocar as pedras no planeta, q foram usadas como armas na antiguidade. Existem ferramentas. O q muda, é como cada um aplica suas características.
    Um galho pode ser usado para ver a profundidade d um lago ou para matar alguém.

    ResponderEliminar
  10. Violencia sempre houve,no antigo testamento sao milhares que morreram com o uso de arco e flecha e espada.Sempre se matou muito,Alias quantas familias nao passam necessidades e morrem dando dinheiro pra essas malditas igrejas cujos pastores tem amor apenas pelo dinheiro e nada mais.

    ResponderEliminar
  11. Violencia sempre houve,no antigo testamento sao milhares que morreram com o uso de arco e flecha e espada.Sempre se matou muito,Alias quantas familias nao passam necessidades e morrem dando dinheiro pra essas malditas igrejas cujos pastores tem amor apenas pelo dinheiro e nada mais.

    ResponderEliminar
  12. A mesma arma que tira uma vida,e a mesma que defende uma vida também.

    ResponderEliminar
  13. arma nenhuma precisaria ser usada se um gatilho chamado ma inteçao fosse acionado , tudo eh consequência do mal , da falta de amor e de Deus no coração das pessoas...

    ResponderEliminar