sábado, 15 de dezembro de 2012

BONS VENTOS SOPRAM DE ESPANHA

O lançamento de novidades videográficas é constante em Espanha. Nomeadamento no que diz respeito ao meu cinema preferido. Este mês, por exemplo, são cerca de meia dúzia as cópias de westerns atiradas para o mercado de DVD's. Registarei, hoje e aqui, três dessas fitas, que eu classificarei de raras.
///////// A primeira delas é «TORMENTA AO SOL» («Thunder in the Sun»), realizada em 1959 por Russell Rouse e que no país vizinho é vendida com o título local de «El Desfiladero de la Muerte». Conta a história, algo insólita (e não revelarei porquê), de uma caravana de emigrantes bascos, que decide instalar-se na Califórnia e que recorre aos préstimos de um guia (Jeff Chandler) mais interessado em cortejar uma das pioneiras (Susan Hayward) do que respeitar o seu contrato com a colectividade confiada à sua responsabilidade.
A segunda é «UM REBELDE NA CIDADE» («Rebel in Town»). Foi dirigida por Alfred Werker em 1956 e tem John Payne e Ruth Roman nos principais papéis. Não conheço nada sobre este filme (intitulado «Rebeldes en la Ciudad» do outro lado da raia) que nunca vi, mas sobre o qual já li boas críticas. Não me admira que seja um western de qualidade, visto Alfred Werker também ter dirigido o memorável e muito apreciado «Três Horas para Matar», sobre o qual eu já aqui tive a ocasião de falar e de gabar os méritos.
A terceira dessas películas é «O FUGITIVO» («Run for Cover»), com realização de Nicholas Ray (1955). É um excelente filme, que sempre sofreu da comparação com «Johnny Guitar», a obra-prima do seu autor. Intitulado em Espanha «Busca Tu Refugio», este western beneficia do trabalho de James Cagney, de Viveca Lindfors e de John Derek. Conta a história de um cadastrado, que, com uma grande votade de regeneração e com a ajuda da mulher que ama, consegue romper com o seu duvidoso passado. ///////////////////////////////////////A propósito, quem é que disse que de Espanha não sopram bons ventos ? ////////////////////// Informação : todos estes filmes são propostos em V.O. e com dobragem e legendas em castelhano. Um deles -«O FUGITIVO»- até é legendado em língua portuguesa. O seu preço unitário é -no comércio tradicional ou 'on line'- inferior a 13 Euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário